< Voltar

‘Maio Laranja’ combate o abuso e exploração sexual infantil no Brasil

Publicada dia 16/05/2023 às 15:58:21

-maio-laranja-combate-o-abuso-e-exploracao-sexual-infantil-no-brasil

Giovana Dal Posso


A cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente. Cerca de 90% dos casos de abuso são praticados por pessoas próximas da criança e destes, 65% são do grupo familiar. Apenas 7 em cada 100 casos são denunciados. Os dados, chocantes, não são de uma realidade distante ou pertencem a um país desconhecido - eles relatam a situação de crianças e adolescentes brasileiros. 

Através da Lei Federal 9.970, de 2000, a data de 18 de maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, buscando conscientizar a população sobre esse tipo de violência, para que seja possível notar detalhes que possam evidenciar sinais de abuso e denunciar situações para as autoridades competentes.

Em Santa Cruz do Rio Pardo, a campanha do Maio Laranja realiza ações de parcerias entre o Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social e a Assistência Social do município. Amélia Pastore é conselheira tutelar e conta que durante o mês, o tema é reforçado nas escolas, conscientizando e orientando as crianças. “Após o trabalho de Conscientização nas escolas ano passado fomos acionados por vários adolescentes e crianças que após a explanação do tema nos procuraram pedindo ajuda porque passaram por algum tipo de abuso, em todos os casos realizamos o atendimento, boletim de ocorrência, encaminhamentos e o apoiamos. Ressaltando que esse tema precisa deixar de ser um grande tabu na sociedade, e que através da informação podemos proteger as nossas crianças”, explica. Cartilhas com informações sobre tema, que incluem canais de denúncia e sinais de alerta, também são entregues aos jovens. A campanha atinge a faixa etária dos 6 aos 17 anos. 

Maio Laranja

A expressão ‘Maio Laranja’ surgiu da ideia de usar uma flor como símbolo da campanha, que remete aos desenhos da primeira infância, fazendo assim uma associação entre a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

A data 18 de maio foi escolhida pois, em 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória, Espírito Santo. No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje. Por meio da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. 

Cronograma

Confira o cronograma da Campanha Nacional de Combate Ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: 

16 de maio – Palestra

Palestrante: Maria Aparecida Finotti Oliveira

Público: Profissionais da rede da educação, social e saúde. 

Local: Câmara municipal

Horário: 18h30min

18 de maio – Ação Na Praça

Local: Praça Deputado Leônidas Camarinha

Horário: A partir das 13 horas

19 de maio – Teatro “Vim Ver Maria”

Grupo teatral Soarte, de Ourinhos-SP, com a Faixa etária: crianças entre 07 a 10 anos

Local: Associação Comercial e Empresarial de Santa Cruz do Rio Pardo

Sessões: 09h30min e às 14h15min

Denúncias sobre abuso e exploração sexual de crianças e jovens podem ser feitas ao Conselho Tutelar, nos telefones (14) 3372-8362 e (14) 99761-0712 ou através do disque denúncia 100.