Muay thai para as crianças é novidade e trás resultados benéficos
Mariana Pires

A prática de esportes resulta em benefícios que vão além da saúde física, passando pela mental e ajudando até mesmo no quesito comportamental. Para crianças, essas questões vão ainda além, podendo ensinar a elas valores como companheirismo, disciplina e respeito ao próximo.
Pelo menos é esse o objetivo das aulas de muay thai infantil. A modalidade combina uma versão mais leve dos exercícios com brincadeiras de cunho lúdico e rodas de conversa. “O muay thay além de trabalhar a coordenação motora de uma forma completa, ajuda no desenvolvimento da autoestima da criança, já que durante as aulas, elas interagem umas com as outras”, conta Marcelo Furtado, professor de muay thai.
Marcelo é instrutor da modalidade há quatro anos e atua na equipe Chute Boxe, que recentemente abriu uma filial em Santa Cruz do Rio Pardo. Além do muay thai, Marcelo possui experiência como mestre em capoeira há pelo menos 27 anos e como instrutor de jiu-jitsu. “Minha vida inteira sempre foi ligada às artes marciais”, conta. Um dos objetivos de Marcelo sempre foi trabalhar artes marciais com crianças, já que ele próprio foi uma criança muito hiperativa. “Eu acredito que todos esses campeões, de qualquer segmento esportivo, foram lapidados ainda durante a infância. Então quando abrimos a academia decidimos dar prioridade para esse público específico, com horários que condissessem com a rotina das crianças”.
Ele também ressalta que o muay thai tem como foco o ensino do respeito e da disciplina para as crianças. “Desde o ato de cumprimentar o professor e os colegas, até a roda da conversa onde eu os oriento sobre onde pode praticar a luta e onde não pode. Tudo isso é um ganho muito precioso para a criança”.
Para Amanda Scucuglia, estudante de educação física e mãe de dois alunos, os benefícios se estendem para a rotina das crianças. “Antigamente os pais não precisavam colocar o filho para fazer uma luta, já que ele gastava energia brincando na rua. Hoje, ou a criança vem para uma aula de muay thai ou acaba ficando o dia inteiro em frente à televisão”, pontua. Graças às aulas, ela percebeu uma diferença no comportamento dos filhos. “Eles estão bem mais focados agora, principalmente na escola. Nós achamos que eles não vão absorver nada, mas eles acabam fazendo as tudo direitinho”, comemora.