< Voltar

Aulas de skate gratuitas sofrem com falta de materiais

Publicada dia 31/05/2024 às 15:06:33

aulas-de-skate-gratuitas-sofrem-com-falta-de-materiais

Nathalia Franqlin


Nesta semana, começaram as aulas gratuitas de skate para a população divulgadas pela Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, mas ao produzir a reportagem sobre a modalidade esportiva, pais, alunos e o professor lamentaram a falta de materiais de equipamentos para os interessados que não possuem condições financeiras.

O projeto foi idealizado pelo professor de educação física, e mestre em Yoga, André Souza. Ele procurou a Secretaria de Esportes da cidade e está ministrando as aulas de forma voluntária para alunos a partir dos 04 anos de idade. Em conversa com a nossa equipe, o professor pontuou a importância do esporte para o desenvolvimento cidadão. 

“A prática esportiva é uma ferramenta de auto desenvolvimento e conhecimento de si próprio, ela desenvolve a autoconfiança, além da capacidade neurocognitiva. O desenvolvimento esportivo desde a infância prepara o aluno, ou atleta, para a realidade do trabalho e dos relacionamentos”.

André tem mais de 20 anos de experiência como skatista, e, em sua proposta pedagógica, ele destaca que quer trazer fundamentos da yoga para as aulas, pensando em trabalhar com os alunos técnicas para lidar com a ansiedade e o estresse. A idade escolhida, de 04 anos em diante, foi pensada por ser a idade que a criança é mais lúdica, segundo observações que o professor fez com o próprio filho de 08 anos de idade, campeão de diversos campeonatos e skatista desde o primeiro ano de vida.

Apesar da boa vontade, a dificuldade do projeto está principalmente na falta de materiais para a realização das aulas, skates e capacetes para proteção. A ideia do projeto, segundo seu idealizador, é atingir também a população mais carente da cidade, mas sem a disponibilidade de equipamentos para o público, as aulas ficam restritas àqueles que têm o poder aquisitivo para comprar seu próprio equipamento.

Outro problema enfrentado é a precariedade da pista de skate do Centro. Visivelmente, a pista contém buracos e irregularidades que podem causar acidentes para os usuários. Skatistas comentaram sobre tombos causados pela má condição do espaço.

A equipe do Atual entrou em contato com a prefeitura para questionar sobre o fato de nenhum valor ter sido destinado para a realização do projeto.

Vale ressaltar que a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo possui a lei complementar 817 de setembro de 2023, que institui o Fundo Municipal de Investimento no Esporte. A lei determina que exista receita para o investimento neste setor e que os valores devem ser destinados a programas de esporte, lazer e recreação, junto a população em geral.

O Secretário de Esportes, Adriano Campanha, se negou a responder e pediu que as informações fossem encaminhadas via requerimento.

Em contato com a Secretária de Comunicação, Ivana Salaro, ela afirma que estão fazendo o levantamento de valores a serem gastos para analisar a viabilidade da reforma da quadra para este ano ainda, e também estarem elaborando os documentos necessários para a compra de materiais. Nenhuma data específica foi estipulada.