Estudante busca apoio para realizar intercâmbio na Espanha
 
								A santa-cruzense Lívia Martins Pinto Santana, atualmente reside em Ipaussu, aluna da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), foi contemplada com uma bolsa de intercâmbio na Universidade La Rioja. Localizada em Logroño, na Espanha, a faculdade representa uma oportunidade única na família, porém um desafio gigante para os mesmos. A estudante é a primeira integrante da família a ingressar em uma universidade pública e a conquistar uma experiência internacional, o que representa um marco em sua história.
A bolsa cobre custos de mensalidade e moradia, mas a estudante ainda busca recursos para arcar com alimentação e passagens, que somam cerca de R$10 mil. Para isso, ela criou uma vaquinha online (disponível em vakinha.com.br/5768409) e conta com o apoio da população de Santa Cruz do Rio Pardo e região.
“Aquela história me encheu de expectativas e me deu uma luz de que eu também posso conseguir”, afirma a estudante emocionada, em relação a inspiração que teve depois de ler uma reportagem de uma jovem de 13 anos, que também buscava ajuda para realizar seu sonho.
Orgulhosa de suas raízes, a jovem faz questão de ressaltar sua ligação com Santa Cruz do Rio Pardo: “Mesmo morando em Ipaussu, quero e irei representar minha terra natal. Pretendo até levar uma camiseta com o nome da cidade comigo para a Espanha, em homenagem a todos que estão me ajudando”, conta.
Filha de uma atendente comercial e de um pintor atualmente afastado por problemas de saúde, e neta de uma mulher que trabalhou na roça desde os 7 anos e nunca pôde estudar, segundo ela “Ser a primeira da família a me tornar professora negra é gratificante. É por eles que sigo em busca desse sonho”, finaliza.

 
									 
						 
							  		 
							  		 
														    
							 
							  		 
							  		