< Voltar

Alunos do Tomaz Ortega se destacam em Jogos Regionais

Publicada dia 30/05/2022 às 13:02:05

alunos-do-tomaz-ortega-se-destacam-em-jogos-regionais


Os alunos da escola estadual Tomaz Ortega Garcia representaram Santa Cruz do Rio Pardo nos Jogos Regionais ocorridos recentemente e fizeram bonito. Os estudantes voltaram com diversas medalhas. Porém, o bom resultado não parece ser reflexo de incentivo ao esporte ou de bons espaços para treinamentos.

No xadrez foi ouro no feminino, e bronze no masculino. Nas damas a prata ficou no masculino e bronze no feminino. No atletismo masculino teve ouro e prata nos 3.000 metros, prata nos 400 metros, teve bronze no revezamento misto 4X100, teve ouro e bronze no salto triplo.

No atletismo feminino o bronze veio no salto triplo, salto em distância, 200 metros e revezamento misto 4X100. O futsal feminino foi campeão e as atletas também levaram o ouro para a casa. Os educadores físicos Milton Silva Junior e João Cristiano Claudino foram os responsáveis por preparar os alunos para as disputas.

Milton argumentou que o esporte em geral já tem pouco apoio e que na fase escolar é ainda pior. “Principalmente na periferia onde a escola está localizada, são poucas oportunidades esportivas e culturais e a escola tenta amenizar essa falta de políticas públicas”, diz.

O educador lamenta o que chamou de desmanche na educação paulista durante as gestões de governos psdebistas. “O professor é atacado diariamente por pacotes de maldades dos governadores. As turmas de ACD [Atividades Curriculares Desportivas], desde 2015, vêm sofrendo com resoluções que prejudicam o desenvolvimento do esporte dentro das unidades escolares. Este ano teria uma participação maior, muitos professores foram ao congresso técnico confirmar a presença, mas o estado não forneceu transporte e alimentação, então tivemos que recorrer a Prefeitura Municipal tendo nossa participação reduzida. São esses obstáculos que frustram e desanimam os professores”, lamenta.

O professor relata que a escola disputa os jogos desde 2014, e vem alcançando grandes resultados, conquistando títulos no futsal feminino, atletismo, xadrez e damas inclusive um vice-campeonato estadual em 2019, no futsal mirim e um 6° lugar no estado na prova do salto em altura. Milton ainda enfatiza que não há um espaço de atletismo na cidade e os alunos ainda conseguem se destacar.

A escola conta atualmente com turmas de treinamento de ACD (Atividades Curriculares Desportivas), nas modalidades de Futsal (masculino/feminino) e Voleibol Feminino na categoria mirim.