< Voltar

Procura por carnes mais baratas aumenta

Publicada dia 01/11/2021 às 09:53:47

Thaís Balielo

procura-por-carnes-mais-baratas-aumenta


A disparada nos preços das carnes somada à perda de renda dos brasileiros por causa da pandemia de Covid-19 fizeram com que o consumo desses alimentos no país caísse ao menor em 25 anos, de acordo com dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Agora, cada brasileiro consome, em média, 26,4 quilos de carne ao ano, queda de quase 14% em relação a 2019 — quando ainda não havia crise sanitária. Esse é o menor nível desde 1996, início da série histórica da Conab. Só nos primeiros quatro meses deste ano, o consumo per capita de carne bovina caiu mais de 4% em relação a 2020, estima a Conab.

Em 12 meses a alta acumulada já chega a 35,68%, segundo dados do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo 15), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A alta da carne bovina levou o brasileiro a procurar opções mais baratas, incluindo frangos e suínos. Além disso, o consumo de ovos, que o Brasil quase não exporta, chegou ao maior nível em 20 anos.

Alguns açougues de Santa Cruz do Rio Pardo estão sentindo esta queda no consumo. É o caso da Casa de Carnes São Roque, no Jardim Brasília. O proprietário, Luiz Mauro Giacon, relatou que os mesmos clientes que compravam coxão mole, patinho, alcatra e fraldinha, agora compram acém, salsicha, frango e músculo, que são produtos mais baratos. A compra para churrasco caiu cerca de 70%, segundo Mauro. Os clientes que ainda fazem churrasco estão comprando frango, linguiça, miolo de acém e paleta.

Seu filho, Luiz Gustavo Giacon, também proprietário da Casa de Carnes disse que a venda de carne bovina caiu muito. “As pessoas só compram frango e suíno. Carne bovina o que mais sai é carne moída, isso está vendendo bastante”, relata.

A Casa de Carne existe há seis anos e é a segunda vez que percebem a queda no consumo. A primeira foi no início da pandemia, mas agora que os preços subiram muito mais sentiram que a queda foi maior.