< Voltar

Mentiras no currículo podem prejudicar candidato no mercado de trabalho

Publicada dia 09/01/2023 às 11:40:31

mentiras-no-curriculo-podem-prejudicar-candidato-no-mercado-de-trabalho


Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Santa Cruz do Rio Pardo teve durante o ano de 2022 quase 6 mil e 300 admissões. Quem busca pelo tão sonhado ‘sim’ em uma empresa muitas vezes recorre por adicionar algumas competências e experiências a mais no currículo, mesmo que não sejam verdade, para se destacar entre os concorrentes - mas o que não imaginam é que isso na verdade apenas vai prejudicá-lo.

 

Simone Araújo atua na área de consultoria em recursos humanos há mais de 20 anos, e é uma das fundadoras da Personal Recursos Humanos, que trabalha com recrutamento e seleção de candidatos para vagas de emprego. Segundo ela, mentiras no currículo podem terminar em cadeia. “A pessoa que mente no currículo, se for descoberta, dependendo da gravidade da mentira, pode até responder criminalmente. Se não for pego no futuro pode ser prejudicado, pois às vezes é colocado algo no currículo que pode ser solicitado e se não tiver essa habilidade, pode causar demissão”, explica.

 

Em entrevista para o Atual, ela conta que quando é realizada a conferência das informações dos currículos, geralmente já se consegue identificar a presença de mentiras. “Também é possível perceber quando aplicamos algum tipo de teste, pela linguagem corporal do candidato durante a entrevista e principalmente quando solicitamos certificados e a Carteira de Trabalho. Outro indício é muito nervosismo, longas pausas durante as respostas, gagueira, e a falta do contato visual, quando a pessoa não olha para o entrevistador”, acrescenta.

 

Simone relata que algumas das mentiras mais encontradas são sobre o aumento das habilidades pessoais, escolaridade e cargos ocupados no passado, além do fornecimento de endereços falsos e informações sobre consumo de álcool e tabaco. “Dependendo da mentira encontrada, damos a oportunidade durante a entrevista da pessoa contar a verdade e se retratar, mas em casos mais graves o candidato é desclassificado do processo seletivo. O candidato que mente muito, demonstra falta de ética e não é bem visto pelos recrutadores, pois a verdade sempre deve ser dita”, completa, “Se algum assunto não for perguntado, não precisa falar, mas nunca faltar com a verdade”. 

 

Para quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho ou até mesmo do primeiro emprego e não possui muita formação acadêmica ou experiências profissionais, a consultora ressalta que cursos e trabalhos voluntários são uma ótima opção. “Candidatos que não possuem muita formação ou experiência, devem lembrar que estão concorrendo com pessoas que possuem um bom currículo, com experiência e formação. Assim, devem procurar fazer trabalhos voluntários e colocar para enriquecer o currículo, fazer cursos mesmo que online, pois hoje temos vários cursos gratuitos que podem ser realizados pela internet”, finaliza.