É possível realizar uma ceia com menos de R$ 150?

Com o aumento dos preços dos alimentos, cada vez mais as pessoas se sentem intimidadas em realizar as ceias de final de ano por conta dos altos custos. Pensando nisso, o Atual convidou o cheff de cozinha Otávio Rosalem para montar um cardápio que sirva a partir de quatro pessoas, com entrada, prato principal, carne e sobremesa.
Confira abaixo os ingredientes e o modo de preparo de cada receita:
Entrada: Coleslaw (salada de repolho e maionese)
Ingredientes
1/2 unidade de Repolho roxo
1/2 Repolho verde
3 unidades de Maçã verde
300g Maionese
1 a 2 unidades limão siciliano
1 cenoura
Sal e pimenta a gosto
Preparo: Comece com os cortes, pique finamente os repolhos, rale a cenoura, corte a maçã em pedaços bem pequenos, tire o suco do limão e suas raspas, depois é só misturar tudo em uma travessa, incorporar a maionese acertar os temperos e servir gelada.
Prato Principal: Arroz com bacon e açafrão
Ingredientes
1 fio de óleo de soja
300g bacon
1/2 cebola
3 dentes de alho
3 colheres de chá de açafrão da terra
200g arroz branco
600ml Caldo de legumes para cozinhar o arroz
Cheiro verde a gosto
Sal a gosto
Preparo: Comece com os cortes, pique a cebola em cubinhos pequenos, alho também em cubinhos pequenos, bacon em cubos médios, em seguida na panela fria, coloque o fio de óleo, e o bacon, ligue o fogo e doure até ficar bem sequinho e reserve metade pare enfeitar o prato, depois coloque a cebola, em seguida o alho, aí entra com o arroz e o açafrão, misture tudo muito bem, coloque o caldo e acerte os temperos e cozinhe até o arroz ficar no ponto desejado, finalize com cheiro verde e os bacons fritos.
Carne: Sobrecoxa com molho de maracujá
Ingredientes para o Molho
400g da polpa do maracujá com semente
180g açúcar refinado
50ml água
1/2 pimenta dedo de moça
Ingredientes para a Carne
1 kg sobrecoxa desossada
3 colheres de sopa de mostarda amarela
1 colher de sopa de páprica doce
1/2 colher de sopa de sal refinado
1 colher de sopa de coentro em pó
2 limões
1 colher de café de pimenta do reino em pó
200ml shoyu
1 pedaço (3 cm) de gengibre fresco ralado
3 dentes de alho ralado
2 cebolas
Preparo: Para o molho, pique a pimenta bem pequeno, em seguida misture tudo na panela fria, e leve ao fogo médio até engrossar (de 20 a 25 minutos) não deixe engrossar muito, pois se não vira geleia e reserve.
Para o frango, em uma travessa coloque os temperos menos a cebola e mergulhe o frango já desossado por pelo menos 3 horas, o legal seria deixar 12 horas nesse tempero.
Para assar, coloque a cebola e um fio de azeite no fundo da assadeira e tempere com sal e pimenta a gosto, em seguida coloque os frangos temperados por cima dessa “cama” e cubra com papel alumínio, leve ao forno pré-aquecido a 200C por +- 40 minutos, após esse tempo, tire o papel alumínio, confira se está cozido, e volte ao forno sem o alumínio por mais ou menos 10 min ou até dourar.
Para a montagem, coloque o molho por baixo e o frango por cima.
Sobremesa: Mousse de chocolate
Ingredientes
5 claras de ovos
400g chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite
Preparo:
Derreta o chocolate e misture o creme de leite assim fazendo uma ganache, em seguida na batedeira, coloque as claras e bata até montar suas claras em neve, depois é só misturar com muito cuidado na ganache para não perder a aeração, e colocar pra gelar por pelo menos 4 horas. Depois é só servir.