Artesã produz peças de crochê há 40 anos

Sirlene ‘Crochês’ é uma das dezenas de artesãos santa-cruzenses. Aos 53 anos, ela produz diversas peças de crochê, criando tecidos a partir de agulhas e fios. Sua história começa há quase 40 anos, quando ainda era criança. Ela aprendeu a técnica com uma amiga da escola, e explica que as duas passavam horas crochetando juntas após a escola.
“Naquele tempo, minha mãe fazia muito crochê. Então eu desfazia algumas peças dela e emendava as linhas para poder treinar e aprender. Todo dia eu e minha amiga sentávamos no muro da casa dela para praticar e fui pegando jeito. Depois, eu comprava revistas para aprender novas técnicas e modelos, e não parei mais desde então”, conta, descrevendo a época como uma fase muito boa de sua vida. No começo, ela explica que costumava comprar revistas para aprender novos modelos, mas com a ascensão da internet, se tornou muito mais fácil para buscar novas inspirações.
Hoje em dia, ela produz as peças para vender. Entre os modelos, estão colchas para cama, passadeiras, centros de mesa, jogos de banheiro, tapetes, e diversos outros modelos. Em sua casa, ela tem um espaço dedicado apenas para armazenar as centenas de rolos de fio que usa para a confecção. Segundo seus cálculos, Sirlene já fez algumas milhares de peças, que demoram entre horas, dias, semanas, e até meses para ficarem prontas.
A artesã esclarece que o diferencial das peças é a personalização, e por isso as pessoas optam por encomendá-las. Hoje, ela conta que apenas com fotos de referência da vontade de seus clientes, já consegue produzir uma peça do zero. Entre as cores mais pedidas, o marrom lidera o ranking. Por isso, em seu ateliê, é possível encontrar diversos tons diferentes da cor.
Apesar de passar horas crochetando, Sirlene conta que nunca teve nenhum problema de saúde relacionado aos movimentos repetitivos com a mão, e conclui que os músculos devem ter se fortificado através dos anos.