< Voltar

Testemunhas de Jeová fazem pregação online na pandemia

Publicada dia 22/01/2021 às 14:11:23

Thaís Balielo

testemunhas-de-jeova-fazem-pregacao-online-na-pandemia

Thaís Balielo


Os religiosos Testemunhas de Jeová são conhecidos por visitar a casa das pessoas para falar sobre a bíblia. Com a pandemia e distanciamento social que ela exige, eles não puderam mais fazer essas visitas. Para não deixar de pregar, eles se adaptaram aos novos tempos e têm procurado as pessoas através do telefone.

O santa-cruzense Gilberto dos Santos, é porta voz das Testemunhas de Jeová em mais de 50 cidades da região. Ele explicou que as Testemunhas de Jeová são motivadas por amor a Deus e pelas pessoas. “Gostamos de falar com todos sobre a mensagem da Bíblia. Nosso amor a Deus nos motiva a obedecer à ordem de Jesus, que disse que deveríamos dar um testemunho cabal, o que envolve pregar para todas as pessoas. Para fazer isso, levamos a mensagem da Bíblia mais de uma vez às pessoas”, diz.

Ele conta que a Covid-19 afetou a rotina de milhares de Testemunhas de Jeová no mundo todo. “Por isso, estamos adaptando a forma de levar a mensagem bíblica de esperança a outros. Ajustar as nossas atividades de pregação mostra que nos importamos com as pessoas”, acredita.

Por conta do distanciamento social, o trabalho é realizado a partir das casas dos servos. Eles fazem ligações aleatórias para a região tentando de número em número. Além de ligações, eles também escrevem cartas com mensagem de esperança para as pessoas. “Isso tem permitido que as Testemunhas de Jeová alcancem muitas pessoas que, até então, não eram contatadas pelo método tradicional de pregação pública feita de casa em casa”, argumenta.

Questionado sobre a receptividade das pessoas, Gilberto conta que tem sido positiva. “Às vezes recebemos retorno de pessoas agradecendo pela atenção e pela mensagem.  Por causa da pandemia, muitas pessoas estão ansiosas com relação ao futuro, e isso nos dá a oportunidade de levar uma mensagem de consolo e encorajamento. Por meio da Bíblia, procuramos ajudar as pessoas a verem que está perto o dia em que o governo do Reino de Deus vai acabar com todos os problemas que causam sofrimento nas pessoas. Problemas como guerras, terremotos, falta de alimento, doenças e epidemias são coisas que deixarão de existir para sempre”, prega.

Os cultos das Testemunhas de Jeová estão sendo realizados através de plataformas eletrônicas como o Zoom, desde março de 2020. “Temos muito amor à vida e ao próximo. Procuramos seguir as orientações dos governantes e órgãos reguladores no que diz respeito a manter o distanciamento”, afirma.

Gilberto relatou que, atualmente, existem quase nove milhões de Testemunhas de Jeová espalhadas em 240 países organizados em mais de 120.387 congregações. No Brasil, são quase 900 mil distribuídas em todos os Estados e Distrito Federal. Em Santa Cruz do Rio Pardo são aproximadamente 300 servos de Jeová batizados e cadastrados.

Compartilhar nas redes sociais