Escritora santa-cruzense lançará livro na Bienal
Renan Alves
Maria José Bernardes, santa-cruzense mais conhecida como Zezé, com 75 anos lançará um livro na Bienal do Livro de São Paulo neste ano, a escritora faz parte de uma antologia com outros poetas. Este já é o segundo projeto, o primeiro foi lançado no Centro Cultural de São Paulo em 2019, também em formato de antologia com mais 27 escritores.
Zezé foi embora para São Paulo ainda adolescente, com 17 de anos e sozinha, e conta que sempre foi apaixonada por literatura. “Em matemática, física eu nunca fui boa, mas em literatura eu era apaixonada, mas não gosto qualquer tipo de literatura, eu gosto da verdade. Meus primeiros escritos foram os meus diários, depois disso escrevi vários poemas para amigos, familiares e sempre deixei guardado”, relembra.
Para Zezé, se lançar como escritora na melhor idade é a realização de um sonho de infância. “Uma amiga escritora viu minhas poesias em um evento e me incentivou. Ela leu, se emocionou e chorou. Eu sou assim, eu olho o perfil da pessoa e vou escrevendo e rimando é diferente. É uma intuição indescritível”, afirma.
Zezé, que é formada em pedagogia e filosofia, hoje analista didática, também comemora seu registro na Academia de Letras do Rio de Janeiro. “Estou me sentindo muito animada, olhar pra trás e ver o quanto sofri, o quanto senti de dor, de crítica, me faz ser forte hoje”.
Nossa reportagem foi recebida na casa da amiga de infância de Zezé, Maria Julia de Andrade Consani, enquanto a escritora estava a passeio na cidade, depois de pelo menos, quatro anos. Animada, ela já se planeja até para um terceiro livro, desta vez, sozinha. Já para Santa Cruz, Zezé também pensa em realizar uma noite de autógrafos para valorizar sua terra natal.
Os interessados em adquirir os livros podem entrar em contato com a editora Sarasvati através do sarasvatieditora@gmail.com.