Jornal Atual
< Voltar

Entre aquarela e animais, jovem já pintou mais de 500 quadros

Publicada dia 25/10/2022 às 14:01:27

entre-aquarela-e-animais-jovem-ja-pintou-mais-de-500-quadros


Coloridas, cheias de vidas e realistas – é assim que se podem definir as pinturas da paranaense Raissa Araújo.  Aos 23 anos, ela é residente de Santa Cruz do Rio Pardo desde os 6, e atualmente já eternizou mais de 500 animais por meio de suas pinturas.

“Desde criança eu sempre gostei muito de desenhar, era o melhor hobby que eu tinha e a coisa que mais gostava de fazer, além de brincar”, explica. Ela conta que sempre se destacava na escola nas aulas de arte, e o incentivo e elogios de colegas e professores a motivou nunca parar de desenhar.

Raissa relata que nunca fez nenhum curso quando pequena, e que apenas tentava reproduzir o que via: “Quando eu era pequena, pesquisava muito no YouTube e na internet sobre como desenhar um olho, como desenhar mangás, como desenhar pessoas – foi assim que fui aprendendo”.

Conforme foi crescendo, ela explica que as responsabilidades foram surgindo e o tempo para se dedicar a arte foi diminuindo, desenhando apenas aos finais de semana e horários livres. A ideia de trabalhar com quadros já existia naquela época, mas a jovem não acreditava que era possível.

Em 2020, pouco antes da pandemia, Raissa conta que decidiu pedir demissão do seu serviço e resolver tentar vender alguns quadros que já tinha pronto. “Eu pensei: bom, vou apagar as coisas do meu Instagram e começar um perfil novo com os seguidores que já tenho mostrando meu trabalho e o que eu faço”. Ela então fez sua primeira postagem mostrando os quadros que havia pintado, explicando que seguiria a carreira de artista e que estaria também aceitando encomendas.

A partir dali foram aparecendo suas primeiras encomendas, como customização em roupas e tecidos e alguns quadros. Tudo mudou quando um dia um cliente a pediu para pintar um quadro de seu cachorro, e a artista pensou “Porque não? Vamos tentar!”. Após pronto, o cliente adorou o quadro – e foi então que surgiram as encomendas de quadros de pets, que é seu foco atualmente.

No início, ela pintava em telas e suas pinturas não eram tão realistas, já que usava cores fantasias. Depois de um tempo, com a experiência que foi adquirindo, ela passou a se aventurar com a tinta aquarela e a pintura no papel, dessa vez usando as cores reais dos animais, o qual ela também usa hoje em dia.

Além dos pets, ela trabalha também com a pintura de murais e paredes, e na Feira do Livro de Santa Cruz (FLISC), que aconteceu em setembro, Raissa participou dando oficinas de pintura orgânica. Sua meta como profissional e artista é dar cursos de pintura e aquarela para passar seus estudos e ensinamentos para outras pessoas.