Jornal Atual
< Voltar

Encenação da Paixão de Cristo deve reunir centenas de espectadores em Santa Cruz

Publicada dia 28/03/2024 às 14:50:32

encenacao-da-paixao-de-cristo-deve-reunir-centenas-de-espectadores-em-santa-cruz

Giovana Dal Posso


A sexta-feira que antecede a Páscoa, que em 2024 caí no dia 29 de março, é uma data cristã que lembra a morte e o martírio de Jesus - um profeta, líder religioso e figura central do Cristianismo. A Paixão de Cristo é o ciclo onde se inserem todos os episódios que medeiam a Última Ceia e a morte na cruz - o termo "paixão" provém do latim passio, que indica sofrimento.

Há 28 anos, em Santa Cruz do Rio Pardo, dezenas de fiéis se reúnem, voluntariamente, para realizar a encenação da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Juliana Mesquita, coordenadora do projeto, explica que neste ano serão cerca de 90 participantes, entre atores, figurantes, organizadores, e ajudantes de bastidores. “A coordenação geral é feita por mim mesma, e tenho pessoas que me auxiliam a organizar cenários e alguns trabalhos internos por núcleo”, comentou.

Os preparativos para o evento começam cerca de três meses antes da apresentação, mas as reuniões de alinhamento entre os coordenadores começam há meio ano da data. Juliana acredita que, em 2023, o público variou em torno de 2.500 a 3.000 pessoas. 

“Para esse ano, temos expectativas de um público igual ao do ano passado, e que consigamos levar toda a emoção que temos colocado nos ensaios para as pessoas que lá estiverem. Recontar essa história é muito difícil, tocar a fé das pessoas é muito delicado e tentamos sempre ter esse olhar de como o outro vai receber a cena, a mensagem”, finaliza a coordenadora. Toda a encenação costuma durar em torno de duas horas a duas horas e meia.

A XXV Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo terá início às 20h30, do dia 29, no antigo Campo da ABRAE, próximo à paróquia Santo Antônio.