Jornal Atual
< Voltar

Ecoturismo no interior de São Paulo apresenta impactos positivos

Publicada dia 16/11/2022 às 17:38:45

ecoturismo-no-interior-de-sao-paulo-apresenta-impactos-positivos


Com o passar dos anos, a busca pelo ecoturismo tem aumentado cada vez mais - além de sustentável, essa prática também apresenta impactos econômicos, educacionais e ambientais, sendo muitas vezes uma fonte de renda e de preservação. Quem pensa que precisa viajar para longe para aproveitar as belezas da natureza, se engana.

O interior do oeste paulista, que habita cidades como Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos, Ipaussu, Piraju, dentre outras, é lar de diversos pontos de ecoturismo - que muitas vezes acabam por ser pouco conhecidos pelos moradores das próprias cidades.

Atividades consideradas ecoturísticas podem ser das mais variadas opções, satisfazendo todos os gostos. Entre elas, é possível citar a observação da fauna e flora, onde animais e plantas são livres e nativos; a observação de formação geológicas, como montanhas e cavernas; a observação astronômica, onde se enxerga estrelas e pores do sol; caminhadas e trilhas; arvorismo; tirolesas; canoagem e rafting; cicloturismo, entre muitas outras - sendo possível encontrar todas em nossa região.

Visto essa necessidade, diversos projetos foram criados para realizar a divulgação desses pontos da natureza em meio à civilização. Um deles é a parceria entre o Atual com a União dos Municípios da Média Sorocabana (UMMES), através do programete chamado “Circuito Ummes de Turismo”. Por meio dele, são publicados pequenos vídeos no Instagram de forma periódica, que tem como objetivo fomentar o turismo e divulgar esses lugares à população.

Por meio do Circuito, já foram visitados diversos locais, como o camping de Ipaussu, as cataratas de Águas de Santa Barbará e o parque ecológico de Ourinhos. Todos os recintos são pontos ricos em cultura e em natureza no interior paulista.

Recentemente, Santa Cruz também recebeu um parque ecológico ás margens do Rio Pardo, para proteger os mananciais, preservar a fauna e a flora local e promover atividades de educação ambiental.

Segundo Gerson Azevedo Garcia, secretário do turismo da cidade, “o interior de São Paulo, principalmente nossa região turística (Angra Paulista) possui diversas opções para tal seguimento e cada vez mais o poder público vem traçando estratégias para fomentar o setor. Exemplos como a cachoeira em Aguas de Santa Barbara, tirolesa e corredeiras em Piraju, camping em Ipaussu e Timburi, passeios de barco, trilhas e diversas outras opções. Em Santa Cruz podemos destacar nosso Rio Pardo, que além de cortar a cidade, é local de prática de diversas atividades como corrida de boia, passeios de caiaque e também pesca. Outro local que vem sendo expandido para prática do ecoturismo, com a instalação de tirolesa e circuito de arvorismo, é o Parque Ecológico Municipal, que já vem sendo frequentado pela população. Além disso, Santa Cruz possui diversos circuitos de cicloturismo com grande número de praticantes”.