Jornal Atual
< Voltar

De onde vem a tradição de dar ovos de chocolate na Páscoa?

Publicada dia 29/03/2024 às 14:36:33

de-onde-vem-a-tradicao-de-dar-ovos-de-chocolate-na-pascoa-


Na Páscoa, comemorada neste ano no dia 31 de março, é comum pessoas presentearem umas às outras com ovos de chocolate sem questionarem a tradição - afinal, essa é uma das épocas mais “doces" do ano. As crenças pagãs explicam o ovo como um símbolo ligado à ressurreição, sendo que o açúcar só entra em cena séculos depois. Para descobrir mais sobre o assunto, o Atual entrevistou Adriano Pires, 41 anos, padre da Paróquia São Benedito.

De acordo com o sábio, para falar da Páscoa cristã é preciso antes citar a Páscoa judaica, que a precede. “A Páscoa significa passagem. O povo de Israel foi libertado por Deus da escravidão do Egito, através da travessia do mar vermelho rumo à terra prometida. Para Jesus Cristo, a terra prometida é o céu. A libertação, por sua vez, é tanto física, quanto espiritual e o período de Páscoa significa isso: a renovação”, destaca. 

O padre enfatiza o símbolo do ovo como uma metáfora ao renascimento, pois a quebra da casca é como se fosse o desejo da ave de sair para ir de encontro à vida. “É a mesma dinâmica com o ser humano. As pessoas vivem situações difíceis, mas com Cristo podem se renovar”, enfatiza. Outro significado do ovo é a fertilidade, que geralmente está atrelada também ao coelho - um animal que, por fatores biológicos, tem capacidade de reprodução a qualquer momento. 

Além disso, estudos enfatizam que o ovo tem significados simbólicos mesmo em diferentes culturas. Na cultura persa, por exemplo, havia o costume de decorar a mesa de jantar com ovos coloridos, enquanto na europa pagã, realizava-se uma brincadeira com as crianças de procurar ovos decorados pela casa. Entre os ucranianos e no sul do Brasil, Adriano confirma a permanência da tradição da pintura de cascas de ovos até os dias de hoje. 

Conforme artigo publicado pelo professor de história Daniel Neves, foi na França e durante o século XVIII que surgiram os primeiros ovos de chocolate. O sacerdote explica que, com o apelo comercial e desvinculados da fé, os símbolos perdem sentido, mas não são vilões. “Não há problema em ensinar o que é a Páscoa para uma criança por meio do coelho e do ovo de chocolate. O importante é sempre lembrarmos da essência”, aponta.