Jornal Atual
< Voltar

Centro Cultural se prepara para a Semana de Artes Cênicas

Publicada dia 16/08/2022 às 11:37:27

centro-cultural-se-prepara-para-a-semana-de-artes-cenicas


Câmera, luz, ação – após dois anos, os alunos do Centro Cultural Special Dog (CCSD) retornam aos palcos com a primeira edição da Semana de Artes Cênicas, que irá ocorrer nos dias 25, 26, 27 e 28 de agosto. Serão ao todo quatro apresentações, uma em cada dia do evento, que contará com espetáculos temáticos circenses e musicais.

A ideia surgiu através da retomada dos alunos aos palcos pós pandemia. A intenção é atingir um grande número de pessoas, com temas envolventes e ideais para o público em geral. Estarão envolvidos nos eventos, aproximadamente 260 alunos e colaboradores do CCSD, com idades entre 03 à 60 anos.

A convite do Centro Cultural, a equipe do Atual acompanhou o ensaio do espetáculo “Chega de Saudades – O Nosso Musical” e conversou com Daniele Montuleze, maestrina responsável pelos corais. Segundo ela, o intuito dessa apresentação, marcada para o dia 26, é homenagear os grandes compositores na música popular brasileira, como Tim Maia, Chico Buarque e Rita Lee, com um repertório repleto de músicas conhecidas entre os brasileiros, para que o público consiga se envolver na cantoria junto do coral.

“Foi procurado trazer ritmos que estão presentes na cultura brasileira, como o baião, xote, rock e choro, estilos próprios que tem dentro da diversidade cultural do Brasil”, explica Daniele. Uma outra novidade é que que os corais estão em formato de coro cênico, cantando e encenando as músicas. Para isso, o coral conta com Reynaldo Puebla, preparador cênico e a sua esposa Ana Abe. O casal, de São Paulo, vem até Santa Cruz a cada 15 dias para auxiliar e orientar na área de teatro musical, para que com essa técnica os cantores ganhem autonomia e consigam trazer mais emoção nas músicas.

Esse espetáculo ainda conta com a colaboração para o treino dos coristas, do professor Luiz Marcelo Pereira Ferreira, e do professor da banda Marcelo Bambam. Ao todo são 67 pessoas envolvidas, entre os músicos e os corais prime e gold, formados por jovens e adultos.

Daniela também está envolvida no espetáculo “Menino Gigante”, que tem como objetivo trazer à tona questões como a valorização da natureza e equilíbrio da diversidade que há em todas as regiões do Brasil. As músicas falam de costumes e regiões do Brasil, como músicas sobre o pampa, cerrado, caatinga, pantanal, mata atlântica e Amazônia, trazendo suas riquezas e tesouros. “O musical vem pra despertar nas crianças o senso de preservação e cuidado com a natureza, amor pelos animais, pelas árvores e rios, que estão ligados a temas que a empresa trabalha ali dentro”, explica a maestrina.

E as apresentações não param por aí – com mais de 140 alunos e colaboradores, também será apresentado ao público o espetáculo “Alice no País das Maravilhas”. Segundo Fernando Rosella, que é ator, diretor teatral e um dos responsáveis da atração, as preparações vem acontecendo há mais de um ano, se iniciando de forma online durante a pandemia. “Desde então o processo veio amadurecendo e tomando forma. Depois de uns 6 meses escrevi o roteiro e o espetáculo começou a ser criado”, explica ele.

O espetáculo é baseado e segue o roteiro original escrito por Lewis Carrol em 1865, onde Alice ao seguir um Coelho Branco se depara com um mundo fantástico e um novo universo onde, de acordo com Fernando. “O intelecto e racionalidade não dominam. Alice vai ter que enfrentar seus conflitos internos para descobrir qual o real sentido das coisas”.

Sobre as expectativas, o diretor afirma que “para essa montagem de Alice o público pode esperar e se preparar para ver algo novo. Um espetáculo poético e intenso, temperado com a magia do circo, sem deixar de lado a profundidade temática que a obra de Carrol no trouxe”.

As apresentações serão abertas para o público e realizadas no grêmio Special Dog. Para a entrada, será necessário levar um litro de leite, que será destinado a doação.