Livrar das dívidas e equilibrar o orçamento
Olá caro leitor(a),
Em nosso último artigo conversávamos sobre a importância da organização das finanças pessoais. Lembrávamos da importância de fazermos um orçamento, relacionarmos nossas receitas e despesas. Quando relacionamos nossos gastos, receitas, despesas e dívidas, temos uma visão mais detalhada da situação.
Assim, podemos entender onde gastamos e se os valores recebidos são suficientes para suprir nossas necessidades. Para equilibrarmos os nossos orçamentos, muitas vezes é preciso equalizar as dívidas.
Colocar as finanças em dia, livrar-se das dívidas, planejar e fazer um controle financeiro é o primeiro passo para atingirmos nossos objetivos e sonhos.
Então como se livrar das dívidas e ter um orçamento equilibrado?
O primeiro passo é ter o posicionamento das dívidas, vencimentos, prazos, juros e valores. É necessário estar ciente que alguns sacrifícios serão exigidos, privar-se de alguns prazeres e gastos desnecessários, bem como compras por impulso e parcimônia no uso de cartão de crédito e parcelamentos.
Depois seguir alguns passos:
1. Encarar a situação de endividamento: Na maioria dos casos de endividamento, o devedor se nega admitir a sua situação e até esconde da família. Esse comportamento é extremamente negativo porque dificulta a solução do problema e limita suas opções de auxílio. Se ninguém sabe que você deve, ninguém pode te ajudar.
2. Fazer um levantamento de suas dívidas e a Capacidade de Pagamento: Efetuar um levantamento das dívidas e avaliar suas receitas e despesas para descobrir quanto “sobra” para usar no pagamento da dívida. Se você não souber a sua real capacidade de pagamento não conseguirá saldar seus compromissos.
3. Analisar as dívidas e estabelecer prioridades: Depois de relacionar as dívidas verificar aquelas mais caras, as maiores, vencidas, para planejar as alternativas para solução de cada uma delas. As alternativas começam pela troca de dívidas com juros mais caros por outras opções de juros menores (consignado por exemplo) e buscar recursos extras (venda de bens, férias).
4. Peça ajuda para negociação e tome alguns cuidados: Talvez seja o momento de pedir orientação de um especialista para uma análise e juntos encontrarem um meio de se livrar das dívidas. Na maioria dos casos a pendência poderá ser resolvida com as negociações com credores, trocar dívidas com juros maiores por juros menores e alongar prazos.
5. Controle seus gastos: Depois de se livrar das dívidas é importante um controle financeiro para evitar gastos desnecessários, fazer uma faxina nos gastos supérfluos, reduzir e economizar nas despesas possíveis é recomendável.
Até mais.