< Voltar

Final de Ano

Publicada dia 21/11/2024 às 16:58:51

final-de-ano


Caro leitor (a),

O final do ano chegando é o momento de fazermos as reflexões e avaliações, os pontos que foram positivos e aqueles nem tanto.

Será que conseguimos colocar em prática aquilo que planejamos no início do ano?

Provavelmente a resposta será “não”. É claro que é difícil realizar 100% de tudo que planejamos, o fato é que muitas situações não planejadas acontecem no decorrer do ano e inviabilizam a concretização dos mesmos.

Problemas e diversos contratempos inesperados influenciam na realização dos projetos que desejávamos no início de cada ano.

“Que feliz a ideia de quem resolveu fatiar o tempo!!!”

Assim, no início de cada ciclo podemos rever nossos projetos e expectativas para o novo ciclo, novo ano, prestes a se iniciar.

Contudo, é necessário, até mesmo fundamental que façamos uma avaliação e uma análise do que se realizou e do que ficou para trás.

Analisar e rever a real necessidade das coisas. Amadurecer as ideias e ponderar os passos a serem tomados. Isso passa pelas decisões pessoais, familiares e financeiras.

É verdade que todas elas são, de certa forma, interligadas e dependem de ponderações pessoais e diálogos com a família.

O aspecto financeiro é muito importante e tem um peso muito grande no processo. Portanto, a título de sugestão, coloque num papel todo o planejamento realizado no início do ano, veja quais os objetivos foram atingidos e aqueles que não foram possíveis de realizar.

Reveja a real necessidade de cada um e o impacto financeiro necessário para atingi-los. É importante observar se os valores orçados e os recursos financeiros disponíveis serão suficientes para por em prática os projetos, e se isso não vá comprometer o orçamento e ocasionar um descompasso entre as receitas e despesas e um endividamento desnecessário.

Muitas vezes é preciso postergar objetivos e desejos para quitar dívidas e enquadrar o orçamento dentro das receitas. É uma decisão difícil, mas inteligente, começar pela equalização dos recursos recebidos e as despesas já contraídas.

Faça o planejamento e com certeza o novo ciclo será virtuoso.

Até mais.