< Voltar

Campanha Dezembro Laranja previne Câncer de Pele

Publicada dia 27/12/2018 às 15:05:05

Thaís Balielo

campanha-dezembro-laranja-previne-cancer-de-pele


Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu início ao movimento de combate ao câncer da pele batizado de “Dezembro Laranja”. Em Santa Cruz do Rio Pardo, a dermatologista Gisele Marsola acredita que a Campanha seja muito importante para reduzir os casos desta doença.

O tema da campanha este ano é “Se exponha, mas não se queime”. Gisele alertou que a incidência de câncer de pele em Santa Cruz é alta. “Atendo em meu consultório muitos casos pré-cancerigenas como o queratose actinica e câncer de pele não melanoma”, revela.

A dermatologista explicou que a campanha tem a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico do câncer de pele. “A conscientização pública é uma das formas de reduzir o número de casos de câncer de pele. Atualmente, 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem a este câncer”, argumenta.

As recomendações básicas da campanha são: evitar os horários de maior incidência solar (10h as 16h), utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo, procurar locais de sombra, e uso de protetor solar FPS mínimo 30 reaplicado a cada 3 horas.

“O filtro solar deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com FPS 30 ou superior é que são recomendados, distribuindo uniformemente em todas as partes do corpo (face, orelhas, mãos, nuca e pés). Acredito que a população esteja cada vez mais consciente no uso do protetor solar diariamente”, diz.

Gisele lembra que os cuidados devem iniciar logo cedo, desde criança. “A forma mais importante para reduzir o risco de câncer de pele é proteger se da radiação ultravioleta. Proteja-se do sol quando estiver ao ar livre”, recomenda.

Sobre quais os sintomas de alerta, Gisele explicou que eles variam e costumam iniciar com nódulo ou aspereza na pele. “Além disso, é importante verificar a pele regularmente, pois ajuda a detectar qualquer nova alteração como aumento do tamanho das pintas e alteração na cor”, diz.