Jornal Atual
< Voltar

Café traz benefícios para saúde e agrada paladar

Publicada dia 08/01/2019 às 18:07:16

Thaís Balielo

cafe-traz-beneficios-para-saude-e-agrada-paladar

Segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café, perdendo apenas para a água, o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil. Além do consumo tradicional como bebida, o café já é utilizado na gastronomia em sobremesas e até pratos salgados.

Sócia de uma cafeteria em Santa Cruz do Rio Pardo, a comerciante Carolina Martelozzo Baptista Ramalho relata que o café expresso tem boa saída, pois o brasileiro gosta de um café mais forte com torra escura. Ela lembra que o café coado é mais acessível, pois a pessoa faz em casa. “Na cafeteria o café é servido de várias formas, coado na hora, expresso, capuccino com ingredientes doces e agora no verão é muito pedido o café gelado batido com sorvete”, conta.

A nutricionista Ana Laura Saia Cavasini explicou que a cafeína é um dos principais componentes presente no café e possui efeito antioxidante e benefícios energéticos. “Tem efeito estimulador nos principais transmissores do cérebro, além de uma grande quantidade e variedade de polifenóis e flavonoides”, diz.

Segundo Ana Laura, os efeitos benéficos ocorrem após a ingestão de doses baixas a moderadas de café, onde se verifica uma melhora na performance cognitiva e psicomotora do consumidor (melhoria do estado de alerta, da energia, da concentração, do desempenho em tarefas simples, da vigilância auditiva, diminuição da sonolência e do cansaço, participa no aumento da termogênese e oxidação lipídica).

A nutricionista alertou que os benefícios dependem da dose, e pode fazer mal quando utilizado em excesso. Ela recomenda no máximo três xícaras de 50 ml por dia. “Quando tomado em excesso pode causar ansiedade, alteração no ciclo do sono, problemas digestivos (gastrite), fadiga muscular, vício (aquelas pessoas que ficam com dor de cabeça se não tomam), aumento da pressão arterial e taquicardia”.

Ana Laura aconselhou, para deixar o café mais nutritivo e saboroso, na hora de coar adicionar canela, cacau em pó ou cardamomo. “Os benefícios são maravilhosos, ele é cheio de nutrientes e antioxidantes”, garante.

Compartilhar nas redes sociais