Jornal Atual
< Voltar

Estilo de vida: veganos e vegetarianos prezam pelos animais

Publicada dia 06/09/2018 às 12:02:28

Thaís Balielo

estilo-de-vida-veganos-e-vegetarianos-prezam-pelos-animais


Muita gente não sabe, mas o veganismo vai além de cortar derivados de animais da dieta. É uma filosofia e um modo de vida que exclui o consumo de qualquer produto cuja origem seja a exploração e a crueldade contra os bichos, como roupas e sapatos de couro, remédios e cosméticos, entre outros.

Na alimentação, a dieta vegana exclui o consumo de qualquer nutriente de origem animal, incluindo ovos, leite e seus derivados, e o mel. Já os vegetarianos se restringem a comer carne de origem animal, mas consomem ovos, leite e derivados.

A professora Layss Helena Pinheiro está em processo de transição para o veganismo. Há dois anos ela não se alimenta de nem um tipo de carne animal e vem retirando, aos poucos,  o ovo, leite e derivados. “Para alguém afirmar que é vegano, é necessário que tenha excluído todas as formas de exploração e crueldade contra animais, seja na alimentação, no vestuário ou qualquer outra finalidade. Então eu considero que ainda estou em transição”, explica.

Atual - Como começou essa mudança em sua vida?

Layss - O que mais me conduziu a ter a meta de me tornar vegana é a ideia da morte e sofrimento dos animais, que são seres sencientes, ou seja, têm capacidade emocional para sentir dor, medo, prazer, alegria, estresse e saudade. A partir do momento em que eu realmente me conscientizei de que não existe vida menor ou maior, inferior ou superior, e que os animais estão em nossas mãos, indefesos, percebi que o único caminho, para mim, era o veganismo.

Não tem a ver com uma alimentação mais saudável para mim. Não é uma opção individualista; se minha opção pode salvar vidas, por que não estar disposta a mudar? Acredito na mudança, ela sempre fez parte de minha vida.

A - A proteína é necessária para o ser humano, como você substitui a proteína animal pela vegetal? Quais os alimentos necessários?

L - Estar em busca de um estilo de vida vegano implica informar-se, estudar, ler muito sobre alimentação e nutrição. Eu consumo proteína vegetal diariamente e com variedade. Por exemplo: soja, ervilhas, grão-de-bico, lentilhas, feijões (todas as leguminosas);  grãos integrais como quinoa,  chia, gergelim; nozes e castanhas. A única suplementação que preciso fazer é de vitamina B12.

A- Quais as dificuldades de ser vegetariano ou vegano hoje?

L - A única dificuldade está em mim mesma, em meus hábitos alimentares. Produtos veganos se encontram em qualquer supermercado e quitanda: vegetais, frutas, leguminosas.

A - Como faz quando vai a uma festa de aniversário, por exemplo?

L - Eu ajo mais ou menos como qualquer pessoa que esteja fazendo algum tipo de dieta. Tenho várias opções: posso comer antes de sair de casa, posso levar algo pronto, posso levar algo para preparar. Por exemplo, quando vou num churrasco, levo legumes para assar (ficam uma delícia), preparo uma farofa bem saborosa, com vários temperos, levo abacaxi para assar com canela e uma bela salada.