< Voltar

Veterinária aposta em aparelhos de ponta para diagnóstico

Publicada dia 04/07/2022 às 11:41:46

veterinaria-aposta-em-aparelhos-de-ponta-para-diagnostico


Os avanços da medicina veterinária nos últimos anos permitiram ao profissional da área obter informações a respeito do quadro clínico do paciente de maneira rápida e exata. Radiologia e ultrassonografia são exemplos de tipos de recursos que se complementam, com vista em diagnosticar as anomalias e recomendar a terapia adequada.

A veterinária Giovana Piccirilli Dágola explicou a reportagem que pensou nisso quando montou sua nova clínica VetCruz e procurou os equipamentos mais modernos para diagnóstico por imagem como o aparelho de raio-x digitalizado, e o de ultrassom de ultima geração. Para execução desses exames, a clínica conta com profissional especializado para o procedimento.

A radiografia, através do uso dos raios x, é um dos métodos mais antigos, que consiste no registro de imagens diversas das estruturas do organismo. É bastante utilizada para casos osteoarticulares e intratorácicos, além de evidenciar, por meio de uma visão geral, informações sobre a cavidade abdominal.

Já a ultrassonografia é um método mais versátil, que graças aos avanços tecnológicos vem criando cada vez mais versões diferenciadas, em alta resolução, com sistemas de última geração, capazes de proporcionar um estudo ainda mais detalhado e não invasivo das estruturas internas dos pacientes.

“Com esses aparelhos no local, os profissionais conseguem chegar a diagnósticos mais precisos, em curto prazo de tempo, colaborando para o tratamento do animal. Com exame radiográfico, conseguimos avaliar a parte ortopédica (como fraturas, luxação, discopatias), fazer avaliação cardiológica e pulmonar, pesquisa de tumores em tórax, avaliar trato digestivo (na pesquisa de corpo estranho, e muitas outras patologias)”, diz.

Com o ultrassom abdominal, é possível avaliar toda cavidade abdominal e torácica do animal. É possível avaliar fígado, rins, bexiga e ureteres, avaliar todo trato reprodutivo, adrenais, pâncreas e muito mais. “Com o passar dos anos, os animais tem vivido muito mais, e isso graças ao avanço da medicina veterinária e suas especialidades. Chegando ao diagnóstico preciso, conseguimos tratar de forma mais assertiva e eficaz nossos pacientes”, argumenta.

O diagnóstico por imagem em pequenos animais é a área da medicina veterinária que abrange tecnologias capazes de fornecer informações detalhadas sobre tecidos, órgãos e estruturas internas no corpo do animal em formato de imagem. “Essas técnicas são muito importantes, pois conseguem detectar, de forma não invasiva, diversas condições no organismo do animal com pouca ou nenhuma necessidade de contenção. De modo geral, agilizam a conclusão sobre o caso do paciente, agilizando o seu acesso ao tratamento adequado”, pondera.

Serviço

A Clínica VetCruz fica à rua Rua Lino Belei, 450, o telefone para contato é
(14) 99702-1020.