< Voltar

Vacinação contra Gripe busca atingir quase 19 mil pessoas em Santa Cruz

Publicada dia 26/05/2023 às 13:32:22

vacinacao-contra-gripe-busca-atingir-quase-19-mil-pessoas-em-santa-cruz

Giovana Dal Posso


Todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade já podem procurar pela vacinação contra a gripe nas unidades de saúde de Santa Cruz do Rio Pardo. A campanha, que em primeiro momento foi direcionada para os grupos prioritários, já está aberta a toda a população. Em 2022, segundo dados extraídos do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, cerca de 18 mil doses foram aplicadas no total em Santa Cruz, atingindo, aproximadamente, 97% da meta estipulada. A secretária de Saúde do município, Anelise Leitão, explica que a meta para a vacinação da campanha da influenza proposta pelo Ministério da Saúde é vacinar ao menos 90% do público alvo durante toda a campanha. Em 2023, esse número é de 18.676 pessoas, divididos nos grupos prioritários. 

No ano anterior, dados mostram que em grupos prioritários como o dos idosos e gestantes, apesar de atingir grandes números, a meta não foi batida. Anelise explica que isso vem acontecendo nos índices vacinais de todas as vacinas do calendário vacinal, devido a ausência de doenças, propagação de fake news e movimentos anti vacinas, mas que mesmo dentro da margem estipulada pelo Ministério, há trabalhos de campanha para conscientizar essa parte da população. “A conscientização é realizada através da divulgação na imprensa escrita e falada, redes sociais oficiais, carro de som, e agentes comunitários de saúde reforçando a importância da vacinação como prevenção dos casos mais graves de gripe”, afirma.

A maior discrepância entre a população alvo e doses aplicadas aparece nos grupos prioritários ‘Pessoas com deficiência permanente’ e ‘Comorbidade’, onde, respectivamente, apenas 19 das 1.434 doses, e 2.375 das 4.302 doses foram aplicadas. Quando questionada se tais números seriam resultado da dificuldade de mobilidade desses grupos até os locais de aplicação da vacina, ela nega e explica: “Sobre eles, acredita-se que essa população também está inclusa nos outros grupos prioritários, pois a vacinação foi amplamente divulgada e realizamos estratégias de vacinação nas residências das pessoas acamadas e domiciliadas, na ADEFIS, APAE, e residência inclusiva do Educandário Lar da Criança e Comunidade Servos de Maria”. Este ano, a vacinação nestes locais está programada para o final do mês de maio, já o Dia D será realizado no dia 27, sábado. 

“A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde,  é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, finaliza. A população pode procurar pela vacinação nas unidades de saúde da cidade, das 8 às 15h.