< Voltar

Sobrepeso em pets deve ser motivo de alerta para donos

Publicada dia 17/05/2023 às 15:14:12

sobrepeso-em-pets-deve-ser-motivo-de-alerta-para-donos

Giovana Dal Posso


Cada vez é mais comum animais acima do peso. Por mais que um pet mais gordinho se balançando para ganhar um carinho possa ser uma cena fofa e engraçada, a obesidade dos animais é um problema que precisa ser levado a sério. Guilherme Zaia é veterinário, e explica que o sobrepeso dos animais se trata da má alimentação dos animais. “Muita gente ainda tem costume de dar resto de comida para o animal ou ração de baixa qualidade, e isso ajuda bastante para o ganho de peso do animal”, explica.

Ele conta que os tutores para os tutores conseguirem identificar em casa, eles virão notar que o animal vai ganhar peso principalmente na região abdominal e no torso. “Costumamos dizer que não é possível ver a costela do animal, de tão gordinho que ele está. Outra dica para identificar é se você apalpar os membros dos animais, como pernas e pescoço, e não conseguir sentir os ossos dele. Em animais mais idosos o sobrepeso pode acarretar problemas no coração, articulares, como colunas e joelhos, gordura acumulada no fígado, alto colesterol e problemas renais”, relata.

Sobre as principais formas de tratamento da obesidade animal, ele explica que a princípio se averigua o peso inicial do animal. “Fazemos um acompanhamento durante o tratamento para ver se ele vai perdendo peso. Isso vai depender da altura, porte e raça do animal, mas temos alguns recursos como o balanceamento alimentar para o animal. O passeio também ajuda muito, mas é claro que você precisa ter uma orientação médica veterinária porque tem animal que junto com a obesidade tem problemas cardiopatas, e pode trazer algum problema se começar ir em caminhadas muito longas”, conclui. Ele conta que hoje já existem até mesmo rações de baixa caloria para os animais obesos.

Por fim, ele explica que a melhor forma de manter o animal saudável na parte alimentar é conversar com o veterinário e escolher uma boa ração. Caso opte por dar alimentos humanos ao animal, é preciso que o cardápio seja formulado por um nutrólogo ou um veterinário especializado no assunto. Os passeios com o pet e cuidados na hora dos petiscos também são fundamentais para que seu animalzinho mantenha uma vida saudável.