Escola de Ourinhos adotará modelo cívico-militar

A Escola Estadual Professora Justina de Oliveira Gonçalves, localizada em Ourinhos, município vizinho a Santa Cruz do Rio Pardo, passará a funcionar no modelo cívico-militar a partir do segundo semestre de 2025.
O programa será implantado em 100 escolas, em 89 municípios paulistas, incluindo cidades da capital, litoral e interior. Na região, além da escola de Ourinhos, integram a lista a Escola Dona Maria Izabel Cruz Pimentel (Avaré), a Escola Professor Morais Pacheco (Bauru) e a Escola Professora Esmeralda Leonor Furlani Calaf (Pederneiras).
Segundo o projeto, a gestão das escolas será dividida entre os núcleos civil e militar. O núcleo civil cuidará da parte pedagógica e administrativa, com diretores e especialistas em educação. Já o núcleo militar, formado por policiais da reserva, será responsável pela segurança e pelo acompanhamento de atividades cívico-militares definidas em conjunto pela Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) junto com as equipes escolares, além da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e as secretarias municipais de educação
A estimativa é de que cerca de 50 mil estudantes sejam diretamente impactados pela mudança. Inicialmente, o cronograma do governo paulista previa que a transição para o modelo cívico-militar ocorresse apenas em 2026, mas houve uma reavaliação, e parte das unidades selecionadas iniciará o novo formato de gestão ainda neste ano. A decisão foi oficializada após entendimento de que há tempo hábil para que as escolas passem pela conversão já no segundo semestre.