Aos 26 anos, escritor santa-cruzense lança seu primeiro livro

O poeta santa-cruzense Leonardo Teodoro de Lima, lançou seu primeiro livro “Tártaro, meu quarto”, obra poética que surgiu a partir de versos escritos durante o isolamento social em 2020. Com 26 anos, Leonardo afirma que o confinamento foi decisivo para o amadurecimento de sua escrita e para a construção do livro. “O isolamento social foi importante para o processo de escrita do Tártaro, meu quarto, porque me proporcionou tempo para olhar para dentro de mim e refletir sobre minhas frustrações, meus medos e desejos”.
Segundo o autor, a ideia do “Tártaro” foi inspirada na mitologia grega. “Senti a necessidade de dar um nome a esse lugar, e imediatamente pensei no Tártaro, que é uma parte no submundo da mitologia grega. Achei interessante a ideia do quarto como a materialização do ‘Tártaro da mente’”, explica.
Leonardo, que adotou “Sumas” como sobrenome artístico, revela que escreve desde criança, mas foi durante a graduação em Letras que se aproximou mais da poesia. “Comecei a me interessar de verdade pela poesia, especialmente nas aulas de literatura”. O livro traz versos que exploram sentimentos como tristeza, medo e solidão. “O livro é um convite para olhar dentro de nós, muitos dos poemas buscam entender sentimentos difíceis”.
Entre os desafios da obra, ele destaca a busca por sua própria voz e o equilíbrio entre emoção e técnica. “Descobri que a poesia não é feita apenas de sentimento: há também um pensamento técnico por trás”.
Com o livro publicado, Leonardo diz sentir “uma enorme realização”. Ele também já trabalha em um novo projeto: “Comecei a escrever meu segundo livro, que também será de poesia. Por enquanto, o enxergo como uma continuação do Tártaro, mas agora como uma jornada que se estende para além do quarto, em direção ao mundo”. A obra pode ser adquirida no site da editora Caravana, pelo site da Caravana Grupo Editorial.