< Voltar

Santa Cruz realiza ação no Outubro Rosa

Publicada dia 26/10/2022 às 16:51:58

santa-cruz-realiza-acao-no-outubro-rosa


Com o objetivo de conscientizar a população para a prevenção e detecção de cânceres de mama e colo de útero, a Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo efetuou na última sexta-feira, 21, a ação Circuito Rosa.

Realizado na Praça São Sebastião, das 8 às 11 horas, o evento foi aberto ao público que encontrou apresentações culturais, orientações de saúde, avaliação bucal, orientação nutricional e atividades físicas. Além disso, foi montado no local o Espaço Beleza com cabeleireira, manicure, designer de sobrancelhas e consultora de moda para atender gratuitamente as pessoas presentes.

Segundo Carla Cristina de Oliveira Andrade, coordenadora de atenção básica na Secretaria de Saúde, foi necessária a mobilização de muitos funcionários para realizá-lo. “Mais de 50 profissionais estão direta ou indiretamente trabalhando para que o evento se realize da melhor maneira possível e que leve a mensagem de prevenção e valorização a todos,” explica. 

Com ações de saúde e beleza, o projeto vai além da prevenção, buscando também valorizar a própria mulher. “No instante em que a equipe se reuniu para pensar em ações para o Outubro Rosa, vimos a necessidade de algo abrangente e que integrasse todos os tipos de cuidados com a mulher, mas principalmente naquelas áreas que mais se aproximam de pacientes acometidas com o câncer de mama e colo de útero. Pensamos tanto na prevenção através de exercícios físicos, alimentação saudável e também na valorização da mulher, através de dicas de empreendedorismo, cuidados com a autoestima e saúde em geral”, conta Carla sobre a organização do Circuito. 

Para ela, em um cenário ideal de saúde é necessário cuidar da pessoa antes que a doença chegue. “As ações propostas e projetos de prevenção e valorização conseguem disseminar a mensagem para que as mulheres possam se cuidar tanto do corpo quanto da mente, uma vez que a saúde mental é também responsável por muitos outros problemas físicos”, relata. 

Aumento de Mortes

Segundo dados da unidade de Informação e Epidemiologia da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), o estado de São Paulo teve um aumento das taxas de mortalidade por câncer de mama e colo de útero a partir de meados da última década. Desde o início do século XXI, é a primeira vez que esses números apresentam tendência alta.

Ambos tipos de tumores apresentaram queda consistente até 2008, passando por uma redução menos intensa e estabilização dos casos. Em 2016 as mortes voltaram a subir, e em 2019, último ano analisado, houve 3,2 mortes por câncer cervical e 13,8 por câncer de mama no estado de São Paulo.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer que mais mata e atinge as mulheres é o de mama. O de colo de útero é o terceiro em incidência e o quarto em óbitos na população feminina do país. 

Prevenção

Segundo a enfermeira Bruna Mendes Salaro Silva, as unidades de saúde oferecem no mês de outubro horários especiais para que a mulher trabalhadora também realize seus exames preventivos.  A orientação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia para mulheres acima dos 40 anos ou com histórico de câncer de mama na família, já o papanicolau para mulheres de 24 a 64 anos.

“É importante salientar que o nosso corpo é nosso abrigo e, portanto, devemos cuidar dele com muito amor, não permitindo que a correria do dia a dia nos faça esquecer de nos colocarmos em primeiro lugar”, finaliza.