< Voltar

Santa Cruz ocupa 4º lugar em ranking de Saúde Primária na região de Ourinhos

Publicada dia 09/05/2023 às 15:41:47

santa-cruz-ocupa-4-lugar-em-ranking-de-saude-primaria-na-regiao-de-ourinhos

Giovana Dal Posso


Santa Cruz do Rio Pardo aumentou sua posição no ranking de cidades com melhor atenção primária na saúde na região de Ourinhos, ocupando a quarta posição.  Os dados do último quadrimestre de 2022 do programa Previne Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde em 2019, que busca incentivar a melhoria da qualidade da atenção primária à saúde e prevenção de doenças, promovendo transferências financeiras para os municípios que apresentarem melhor desempenho em indicadores de saúde.

O programa estabelece 6 indicadores para avaliar o desempenho dos municípios: cobertura de pré-natal, cobertura de vacinação infantil, monitoramento de saúde bucal de gestantes, monitoramento do câncer de colo de útero, exames de sífilis e HIV, e acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos. Eles definem o Indicador Sintético Final (ISF), que calcula o ranking. A partir desses indicadores, são calculados os valores que cada município receberá para o custeio da atenção primária à saúde.

Nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2022, Santa Cruz bateu três das sete metas atribuídas pelos indicadores, atingindo o ISF de 8,5. Confira o infográfico e as informações a seguir: 

 

Cobertura de Vacinação Infantil

Neste indicador, a meta era de que 95% das crianças menores de um ano estivessem imunizadas pelas vacinas contra poliomielite e a vacina pentavalente, que previne contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e infecções por HiB. Santa Cruz atingiu 94% da do público alvo necessário, e acabou não batendo a meta.

Saúde Bucal das Gestantes

60% das gestantes deveriam ter realizado o acompanhamento odontológico durante a gravidez, segundo a meta estipulada. Em Santa Cruz, o número foi de apenas 38%.

Cobertura Citopatológica

40% da população com útero deveria ter realizados exames para diagnóstico de câncer de colo de útero, porém, 9% do público alvo não foi atingido

Monitoramento de Hipertensão e Diabetes

O monitoramento de 50% dos pacientes que sofrem dessas doenças deveria ter sido realizado para bater a meta, mas apenas 47% dos hipertensos e 30% dos diabéticos realizaram essa medição.

Exames de Sífilis e HIV em Grávidas

Exames de sífilis e HIV durante a gravidez deveriam ser realizados por 60% das gestantes durante a gravidez. 62% do público alvo foi atingido.

Pré Natal

Entre as gestantes, 67% fizeram no mínimo seis consultas pré-natal, quando a meta era de 45%. 

Confira o ranking completo da região: