< Voltar

Reabilitação dos membros superiores e mãos: entenda a prática

Publicada dia 12/12/2022 às 13:57:41

reabilitacao-dos-membros-superiores-e-maos-entenda-a-pratica


Por ser uma prática automática para os seres humanos, quase nem mais é reparado que utilizamos os membros superiores do corpo para realizar muitas atividades diárias. Tal importância dessas partes só se dá quando o indivíduo encontra algum tipo de empecilho que dificulte ou não permita usá-los. Por tamanha complexidade, atualmente existem profissionais que trabalham apenas com a reabilitação desses membros.

Shirley Rossim, terapeuta santa-cruzense, é especializada em Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior pelo Hospital das Clínicas de São Paulo - a única profissional desse ramo na cidade, atuando nas lesões dos ombros, cotovelos, punhos, mãos e dedos. 

Essa prática é indicada para lesões por esforço repetitivo, pós-fraturas ou cirurgias do membro superior, síndromes ou má formações do membro superior, sequelas neurológicas após um AVC – derrame, doenças reumáticas como artrite, artrose das articulações do ombro e mão, lesões ligamentares entre inúmeras condições que por dor, sequelas, fraturas ou qualquer condição tenham uma limitação e dificuldade para realizar atividades do dia a dia de forma eficiente e sem queixas. “Os pacientes podem vir direto para a reabilitação ou por encaminhamento médico como ortopedista, neurologista, reumatologista e outros”, explica. 

Além de realizar um tratamento especializado, a profissional trabalha também com órteses, dispositivos confeccionados sobre o membro do paciente de forma personalizada que auxiliam e potencializam a recuperação e em casos graves de perda de função da mão. “É possível realizar adaptações do ambiente, de uma tarefa específica que a pessoa deseja realizar ou até mesmo substituir a função da perda de um membro como as amputações, por exemplo”, conta Shirley.

Atualmente, com o uso constante de tecnologias como smartphones e notebooks, a terapeuta conta que uma das queixas que vem mais crescendo entre os jovens são dores nas mãos. Casos de tendinite do membro superior e artrose de polegar, por conta do uso desses aparelhos, vêm crescendo nos últimos anos.

Serviço

Shirley Queiroz Rossim é Terapeuta Ocupacional de formação e especializada em Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior pelo Hospital das Clínicas de São Paulo.

Ela realiza seu atendimento na Clínica CROD, localizada na Avenida Tiradentes, 1200. O telefone para contato é (14) 99809-9815, e o Instagram é @shirleyrossimto.