< Voltar

Profissionais aplicam ozonioterapia para estética e saúde

Publicada dia 22/06/2022 às 11:45:20

profissionais-aplicam-ozonioterapia-para-estetica-e-saude


A ozonioterapia é uma terapia médica que consiste em administrar o ozônio no corpo. A técnica ajuda a melhorar a oxigenação dos tecidos, trazendo benefícios na área da saúde e estética. Em Santa Cruz do Rio Pardo a cirurgiã dentista Fernanda Berges Bento e a enfermeira e ozonioterapeuta Mayara Marçola Rosalen Myra trabalham juntas para aplicar a terapia. Elas conversaram com a reportagem do Atual para explicar o assunto.

Atual – O que é ozonioterapia?

Mayara – A Ozonioterapia é uma técnica que utiliza o ozônio medicinal (mistura dos gases oxigênio e ozônio) como agente terapêutico. O ozônio possui potente atividade anti-edema e antiinflamatória sendo amplamente utilizado em doenças caracterizadas por inflamação que afetam o sistema circulatório arterial, venoso e linfático, e auxilia no tratamento de pelo menos 250 doenças. Ele também é muito utilizado na estética, por ter efeito lipolítico e estimular a produção de colágeno da nossa pele. É importante lembrar que a ozonioterapia é uma terapia complementar ao tratamento médico e sua aplicação deve sempre ser realizada por um profissional de saúde.

Atual – É um tratamento novo?

Fernanda – Não, o ozônio foi descoberto em 1840 pelo alemão Dr. Christian Friedrich Schoenbein. O ozônio foi usado pela primeira vez em um ambiente de saúde para desinfetar salas de cirurgia e esterilizar instrumentos cirúrgicos apenas 16 anos depois. Desde o século XIX, a Ozonioterapia médica era usada na Alemanha, inicialmente para combater a ação de bactérias e germes na pele humana. Em 1930, o dentista suíço Dr. E. A. Fisch começou a utilizar ozônio em odontologia, e escreveu diversos artigos sobre ozônio. Em países como Suíça, Áustria, Estados Unidos e Austrália, a ozonioterapia já beneficia toda a população. A Alemanha, por exemplo, já utiliza desta técnica desde 1972.

Atual – Para quem é indicado?

Mayara – A Ozonioterapia pode beneficiar pessoas de qualquer idade, desde crianças a idosos. Para a aplicação da técnica, baseamos na Declaração de Madrid, que é um documento produzido por especialistas do mundo todo e atualizado a cada cinco anos. Um protocolo que nos direciona de forma extremamente segura a realizar esta terapia. Já em crianças, utilizamos como guia, a tabela Noocaut, um protocolo que também se encontra na Declaração de Madrid.

Atual – Possui contra indicação?

Fernanda – A ozonioterapia é extremamente segura, temos 0,007% de chance de ter algum efeito colateral. A única contraindicação absoluta é para pessoas com uma deficiência relacionada à enzima G6PD ou também conhecida como Favismo.