< Voltar

Prefeitura de Santa Cruz promove programa de antitabagismo

Publicada dia 17/08/2022 às 10:40:53

prefeitura-de-santa-cruz-promove-programa-de-antitabagismo

Giovana Dal Posso


Para os que desejam parar de fumar, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) oferecem a população um programa antitabagismo.

Coordenado pela a Secretaria de Saúde da cidade, e o Departamento Regional de Saúde de Marília, o programa é destinado a oferecer suporte aos que desejam parar de fumar, onde são fornecidos ao paciente as informações e estratégias necessárias.

De acordo com Carla Cristina de Oliveira Andrade, coordenadora de atenção básica, o programa é desenvolvido por um médico, duas psicólogas, duas farmacêuticas e uma técnica de enfermagem, todos com treinados e credenciados pelo CRATOD (Centro de Referência em Tabaco, Álcool e outras Drogas), da Secretaria Estadual de Saúde, para estarem aptos a trabalharem no programa.

O projeto consiste em quatro sessões, onde o paciente passa por consulta médica em cada sessão e participa de um grupo com enfoque nos aspectos comportamentais do tabagismo. Após o acompanhamento semanal, são realizados encontros mensais de acordo com a necessidade de cada paciente.

Além disso, o fumante passa por avaliação médica para verificar a necessidade de medicação para ansiedade e adesivos de nicotina, que também são disponibilizados pelo programa.

“O programa é muito relevante, pois cigarro contém mais de 4.700 substâncias químicas, está relacionado à alta incidência de câncer e diversos tipos de doenças. A nicotina está associada à dependência física, mas existem fatores psicológicos, comportamentais, que são amplamente trabalhados nas reuniões grupais, fortalecendo o indivíduo no seu esforço para parar de fumar”, diz a coordenadora, “O tratamento nesta modalidade aumenta em 10 vezes a chance de o indivíduo parar de fumar”.

Implantado no município em 2012, devido à pandemia de Covid-19 ele ficou suspenso durante dois anos.  No dia 26 de julho, ocorreu a primeira reunião pós-pandemia, que agora conta com um novo horário. As reuniões no período noturno foram implantadas visando dar mais acesso ao público que trabalha fora.

Aos interessados em participar, é necessário informar o nome e telefone em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e a equipe do programa entrará em contato. As reuniões acontecem às terças-feiras, no Centro de Saúde da Avenida Tiradentes, a partir das 18 horas.