< Voltar

Personal trainer ensina dicas para implementar atividades físicas no dia a dia

Publicada dia 11/01/2023 às 11:59:37

personal-trainer-ensina-dicas-para-implementar-atividades-fisicas-no-dia-a-dia


Ano novo, vida nova - com a chegada de 2023, muitas pessoas fazem suas metas para os próximos novos 365 dias. Uma resolução muito comum entre todos é a adoção de hábitos para se ter uma vida mais saudável, como a prática de exercícios físicos. O passo mais difícil, porém, costuma ser o primeiro, e a correria do dia a dia não é uma aliada nessas ocasiões.

Débora Ricci é formada em Educação Física e atua como personal trainer, e para quem quer começar a sair do sedentarismo, sua dica é começar realizando uma caminhada leve, de 20 minutos pelo menos três vezes na semana, durante aproximadamente 15 dias. “Depois você pode iniciar algumas atividades de fortalecimento muscular, em casa ou em uma academia”, complementa.

Também não tem tempo para longos treinos na academia? Tudo bem! A personal explica que é possível encontrar séries de exercícios que duram até meia hora: “O treinamento funcional é um treino muito efetivo, onde você gasta em média uns 40 minutinhos e sua eficácia é gigantesca, pois trabalha o corpo inteiro, com fortalecimento muscular e cardio. Também pode ser feito um treino de musculação, em circuito, onde você treina de dois a três músculos revezando os exercícios, em apenas 30 minutos.”

Algumas vezes, a mensalidade de uma academia pode ser um investimento que não seja viável para muitas pessoas - nesse caso, Débora diz que existe uma alternativa. 

“Para quem não consegue frequentar uma academia, existem vários treinos online que ajudam bastante. Mas lembrando que você deve procurar os treinos de professores qualificados. Você também pode fazer alguns exercícios em casa, como agachamentos, flexões de braços, abdominais, pular corda, subir escadas, entre outros”, explica.

Além das atividades físicas, ela ressalta que é extremamente necessário fazer uma alimentação saudável. “Aumente o consumo de proteínas como ovo, peixe, frango, carne, atum, e diminua os carboidratos. É necessário ingerir bastante água e dormir bem. Fazendo isso, você terá uma saúde excelente e longevidade”, finaliza.