Osteopatia corrige postura com palmilhas personalizadas
Thaís Balielo

A Osteopatia Postural é indicada para todas as idades e todas as disfunções corporais que podem ser causadas pela sobrecarga de alguma estrutura do corpo. Após uma avaliação, palmilhas personalizadas são utilizadas para uma reprogramação postural. A osteopata Gabriela Ferrari explicou sobre o assunto para os leitores do Atual.
Atual – Como funciona o tratamento da Osteopatia Postural?
Gabriela – Através de técnicas específicas e palmilhas personalizadas, buscamos proporcionar equilíbrio estático e dinâmico para o corpo, consequentemente melhorando postura, dores, assimetrias e movimentos. Recalibramos e corrigimos captores desregulados, como pés e olhos, para que possa haver uma reeducação postural global ao nível do Sistema Nervoso Central.
A – Como é feita a avaliação Postural?
G – Na avaliação Postural Osteopática, procuramos disfunções dos captores podais (pés), ocular (olhos), do sistema dento-oclusal (mordida), também observamos a presença de cicatrizes patológicas, assimetrias corporais e microgalvanismos (obturações, por exemplo). Quando as informações são harmônicas, encontramos um sistema estável, uma boa postura. Entretanto, quando não encontramos harmonia, observamos um sistema instável, uma postura alterada. Ao definir as causas da má postura, intervimos indicando exercícios, aplicando técnicas manuais e prescrevendo palmilhas personalizadas.
A – Para quem é indicado?
G – O tratamento da Osteopatia Postural é indicado para todas as pessoas que possuem dores na coluna, neuralgias, dores articulares, como joelhos e quadris, também para hérnias de disco, escoliose, hiperlordose, hipercifose, câimbras, tendinites, cefaléias, alterações da pisada, deformações podais, artrite, artrose, entre outros. As palmilhas podem ser prescritas para todas as idades, a partir dos cinco anos.
A – Quais os benefícios?
G – Os benefícios mais observados são: melhora da dor, diminuição de assimetrias corporais e oculares, melhora da pisada, melhora da postura, melhora dos movimentos articulares, melhora do desempenho esportivo e até diminuição do cansaço.
A – Qual o tempo de tratamento?
G – O tempo do tratamento varia de pessoa para pessoa, algumas pessoas já começam a sentir os benefícios na mesma semana em que se inicia o tratamento, mas o ideal é que o paciente seja avaliado e reavaliado algumas vezes no decorrer de um ano, principalmente se estiver utilizando as palmilhas que precisam de manutenção conforme a postura se altera.