Máscara de LED estimula produção de colágeno, previne acne, rugas e manchas
Mayrilaine Garcia

Famosas como Kim Kardashian, Jessica Alba e Kate Moss já se declararam adeptas de uma nova tecnologia em prol da beleza, a máscara de LED, um procedimento que emite luzes que estimulam a criação de colágeno, atua na prevenção da pele contra acne, rugas e ainda ajuda a amenizar manchas.
Segundo a técnica em estética, Bianca Vitória, a máscara de LED é um complemento para os tratamentos estéticos e atua na potencialização de outros procedimentos, garantindo um tratamento indolor, já que o aparelho apenas emite luzes de cores variadas. “Podem, por exemplo, serem aplicadas após a limpeza de pele para diminuir a vermelhidão ou inflamação ou após procedimentos químicos, melhorando a penetração dos produtos”, explica.
Ela pode ser utilizada em variadas cores, que atuam para determinado protocolo estético visando um resultado específico. Bianca explica que a máscara programada na luz vermelha atua no tratamento anti-idade, estimulando a produção de colágeno e elastina, deixando a pele com aspecto mais jovem, além de diminuir os poros e auxiliar no tratamento de manchas, como melasmas. “Ela pode ser utilizada tanto para a prevenção como complemento em tratamentos”, detalha.
Já a luz azul inibe inflamações e mata bactérias e agentes nocivos, sendo utilizada principalmente para os tratamentos de acne e oleosidade excessiva, atuando como aliada das limpezas de pele. “Ela também auxilia no clareamento de manchas mais superficiais e olheiras”, informa. Para obter o efeito da luz vermelha e azul, é possível aplicar a roxa, que traz os benefícios anti-inflamatórios e de rejuvenescimento.
A esteticista conta que existe, ainda, a luz amarela, que auxilia em tratamentos crônicos, como de rosácea, uma condição que provoca vermelhidão e, muitas vezes, inchaços pequenos, vermelhos e cheios de pus no rosto. “Ela tem efeito drenante, calmante e hidratante, diminuindo inflamações”, explica. Já a luz verde tem ação calmante e mantém o equilíbrio da pele, aliviando edemas, como os gerados na extração de cravos e espinhas. “Temos a opção, ainda, de usar a luz verde-azul, que equilibra o ph da pele e ajuda a manter o equilíbrio das células”, completa. Por fim, ainda é possível acionar a luz branca, que ajuda na ativação das fibras de colágeno e elastina e melhora a penetração de ativos, sendo utilizada em processos de rejuvenescimento, acne e hidratação profunda. “Devemos aplicar a máscara de LED, em média, por 20 minutos, e podemos fracionar este tempo na aplicação de diversas cores”, esclarece.