< Voltar

CPI é proposta para investigar contratos da Codesan

Publicada dia 15/07/2025 às 10:35:09

cpi-e-proposta-para-investigar-contratos-da-codesan


O vereador Marquinhos de Caporanga (PP) propôs a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar contratos de aluguel de máquinas firmados pela Codesan durante a gestão do ex-prefeito Diego Singolani (PSD). A denúncia foi anunciada ao vivo em uma rádio, e aponta suspeitas de superfaturamento e má gestão de recursos públicos.

Segundo Marquinhos, documentos mostram pagamentos de mais de R$ 2,3 milhões entre abril e outubro de 2024, com destaque para equipamentos que, segundo ele, nunca foram vistos na cidade, como empilhadeiras e caminhões prancha. Os contratos foram firmados após licitação realizada em dezembro de 2023.

O vereador também aponta repetição de notas fiscais, número excessivo de horas contratadas e o fim abrupto dos serviços logo após as eleições. Relatórios da própria autarquia indicam que não há registros de uso ou controle dos equipamentos alugados.

O requerimento para a abertura da CPI deve ser votado nos próximos dias. A proposta já conta com apoio de outros vereadores e, se aprovada, permitirá a convocação de testemunhas e o acesso a documentos que possam esclarecer os indícios levantados.