< Voltar

Maio Vermelho busca conscientizar sobre o câncer bucal

Publicada dia 13/05/2023 às 21:31:25

maio-vermelho-busca-conscientizar-sobre-o-cancer-bucal


Durante o mês de Maio, o câncer bucal é o tema da campanha Maio Vermelho, que busca conscientizar a população sobre a doença, sendo o quinto tipo com maior incidência no mundo. No Brasil, ele ocupa a quinta posição entre os homens e a sétima entre as mulheres, afetando os lábios, estruturas da boca e a região embaixo da língua.

Segundo o cirurgião dentista Luiz Besson, é preciso ficar atento aos principais sinais da do câncer, que se manifesta através de lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias e manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca e bochecha. Os principais fatores de risco do câncer de boca são o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, uso inadequado de próteses bucais, má higiene oral, alimentação inadequada e exposição ao sol.

Além de uma boa higiene bucal, a prevenção acontece através de cuidados simples como evitar o fumo e o alto consumo de bebidas alcoólicas, realizar o uso de preservativo na prática do sexo oral, manter uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas, e estar atento a mudanças na coloração ou no aspecto da boca são essenciais para evitar a doença. “O autoexame diário é uma ótima maneira de prevenção, pois assim que você ver alguma alteração, consegue informar o seu médico ou dentista", explica.

Luiz explica que o câncer de boca pode sim ser tratado e tem cura, desde que seja diagnosticado precocemente e submetido ao tratamento adequado. “Por isso, fique atento a sinais como lesões orais que não cicatrizam, manchas nas estruturas internas da boca, formação de placas vermelhas ou esbranquiçadas e presença de nódulos”, ressalta.

O tratamento normalmente é realizado um procedimento cirúrgico, que pode ser associado ou não a sessões de radioterapia e quimioterapia. Um tratamento multiprofissional, com o suporte de enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas e nutricionistas, também é essencial para a recuperação do paciente.