< Voltar

IST’s: entenda mitos e verdades sobre as infecções

Publicada dia 22/02/2023 às 10:55:24

ist-s-entenda-mitos-e-verdades-sobre-as-infeccoes

Giovana Dal Posso


Nos últimos anos, o aumento de infeções sexualmente transmissíveis (IST’s) vem aumentando cada vez mais. O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que foi divulgado em outubro do ano passado, o período de 2011 a 2021, foram notificados no país mais de 1,7 milhões de caso apenas de Sífilis, além de mais de dois mil óbitos por sífilis congênita, quando a doença é transmitida de mãe para filho durante a gestação.

Apesar de grandes avanços, ainda há muito tabu quando se fala sobre as IST’s. Pensando nisso, o Atual trouxe o ginecologista Lucas Tosi para tirar algumas dúvidas quando se fala sobre mitos e verdades dessas infecções:

1.A transmissão de IST’s só acontece se houver penetração íntima

Lucas: Mito. As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

2. Beijo na boca pode transmitir IST’s

Lucas: Verdade. As IST's mais transmitidas pelo beijo são: Herpes labial, HPV, Sífilis, Gonorréia, Candidíase, mononucleose e gengivite.

3. O vaso sanitário pode transmitir IST’s

Lucas: Verdade. Mesmo que não existam grandes trabalhos científicos que comprovem as taxas de infecção por IST nessas circunstâncias, o contato da pele ou mucosa não íntegra com uma superfície eventualmente contaminada pode ser responsável pela transmissão de algumas IST's, num tipo de transmissão conhecida por fômites. Contudo, obviamente não é uma forma usual de transmissão desse tipo de doença.

4. A camisinha protege contra todas as IST’S

Lucas: Mito. A camisinha, tanto a masculina quanto a feminina, é fundamental como parte do arsenal para evitar a transmissão de IST's, isso é fato! Porém, existem doenças que podem estar localizadas em áreas não cobertas pelas camisinhas. Além disso, as secreções que são liberadas durante a relação sexual podem conter os agentes causadores das doenças e, consequentemente, chegarem até o parceiro. Ainda, vale lembrar-se da possibilidade da rotura da camisinha, facilitando a transmissão de diversas IST's caso ocorra.