< Voltar

Herpes zoster: conheça e aprenda como se prevenir

Publicada dia 19/08/2022 às 16:08:07

herpes-zoster-conheca-e-aprenda-como-se-prevenir


Herpes zoster, conhecida popularmente como cobreiro, é uma doença provocada pelo mesmo vírus da catapora, o varicela-zóster, e vem aparecido cada vez mais entre a população. A ex-BBB Fernanda Kuella e o cantor Justin Bieber são celebridades que recentemente contraíram a doença e a sua variação.

Ao entrar em contato com o vírus, ele pode ficar incubado em algum nervo do corpo durante anos e reaparece quando há algum “gatilho” externo, como a queda de imunidade do corpo. A doença tem incidência maior entre idosos e pessoas imunossuprimidas em sua maioria, apesar de também acometer os mais jovens.

Um estudo divulgado em junho de 2022 pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Minas Gerais, o número de casos de herpes-zóster aumentou 35,4% no Brasil.

De acordo com Thais Dias, médica da Saúde da Família, os primeiros sintomas são: dor em local, formigamento, alteração de sensibilidade, vermelhidão da pele e surgimento de pequenas lesões vesiculares.

Após isso as lesões evoluem para feridas com crostas, que podem ter coceira associada e em alguns casos pode ocorrer dor intensa persistente. Esses sintomas sempre acometem apenas um lado do corpo.

O tratamento da doença é feito com antivirais por via oral logo no início da doença, quando aparecem as lesões vesiculares, com a intenção de diminuir riscos de dor intensa local e complicações.

O baixo nível da imunidade pode estar relacionado tanto a doenças quanto a alterações no comportamento, como mudanças de humor, depressão, ansiedade, estresse, e pressões sentidas no trabalho e vida pessoal.

Segundo a médica, uma boa prevenção é manter o bom funcionamento do sistema imunológico. “Para manter uma boa imunidade devemos sempre nos lembrar de beber água em uma boa quantidade todos os dias, ter uma alimentação balanceada com frutas, verduras e legumes, praticar exercícios físicos regularmente, ter boas noites de sono e controlar nosso estresse do dia a dia”, explica Thais.

A vacina contra a doença não está disponível na rede pública, e sua aplicação completa, que leva duas doses, custa aproximadamente R$ 1.6 mil e é indicada para pacientes acima de 50 anos.