< Voltar

Harmonização orofacial pode ajudar a levantar a autoestima

Publicada dia 17/02/2023 às 11:32:21

harmonizacao-orofacial-pode-ajudar-a-levantar-a-autoestima

Giovana Dal Posso


Quem nunca sentiu que algum traço facial não combinava com o rosto, que havia algo “fora do lugar”?  Por essas questões, muitas pessoas buscam procedimentos estéticos que as ajudem a se sentir melhor consigo mesmas – e é aí que entra a harmonização orofacial, uma área da odontologia que busca equilibrar as questões funcionais com a estética da face através de alguns procedimentos. Para isso, são realizados análises da estrutura da face, sorriso e arcada dentária, junto com as principais queixas do paciente, onde o profissional elabora um plano personalizado para realizar os tratamentos necessários. 

Isabela Salandin é dentista e desde que se formou trabalha nessa área, atualmente fazendo uma especialização no Centro de Odontologia e Estética (COE) na cidade de São José do Rio Preto. Ela explica que começou a se interessar pela harmonização orofacial antes de entrar na graduação, porque via a importância de devolver ao paciente não apenas a saúde, mas também o bem estar e a autoestima. 

“Tive um pouco de contato com a área já na faculdade através de grupos de também tinham interesse na área e assim que a primeira liga acadêmica de Harmonização orofacial (HOF) foi criada eu quis fazer parte, e isso fez com que eu tivesse meu primeiro contato com a área mesmo. Mas até então a harmonização não era uma especialidade, ela foi reconhecida como especialidade quando eu já estava avançando na especialização”, explica. “Na graduação eu fui muito incentivada pelo meu professor, João Lopes Toledo Neto, que me indicou a especialização com o professor Marco Antônio Braite”.

Seus serviços incluem a aplicação de botox, preenchimento labial, rinomodelação, preenchimento de bigode chinês, e vários outros preenchimentos ligados a harmonização facial. Ela também trabalha com a aplicação de fios de PDO, tratamentos de pele como o microagulhamento que ajudam a restabelecer o colágeno do rosto.

 “Muitas das vezes, a pessoa sempre teve alguma característica pessoal que a incomodou a vida toda que abala sua autoestima, causando transtornos emocionais e problemas em sua vida pessoal e profissional. A harmonização restabelece essa harmonia da face e devolve funções que foram perdidas”, finaliza.