Harmonização Facial: um procedimento natural é possível?

Giovana Dal Posso
A harmonização facial é um procedimento realizado em adultos de ambos os sexos, buscando melhorar a aparência do rosto através de procedimentos estéticos diferentes, que deixam as áreas mais equilibradas e harmônicas.
Recentemente, principalmente entre os influencers e celebridades, pode ser vista uma onda de harmonizações faciais que transformaram suas aparências, de forma considerada por muitos como “exagerada”, o que acabou gerando certo preconceito em relação à prática, e intimidando muitas pessoas a realizarem o procedimento.
Buscando entender se a harmonização pode acontecer de forma mais sutil, o Atual conversou com Bianca Torin e Bianca de Souza, profissionais da área da estética sobre o assunto. Elas começam explicando que sim, um procedimento mais "leve" e “discreto” é possível. “Acredito que o problema seja a tentativa de ‘padronização’ estética, harmonização facial é muito mais do que ter um rosto ‘igual da fulana’ requer uma avaliação minuciosa, uma atenção para a personalidade da paciente, temos anatomias diferentes e precisamos respeitar isso”.
Na internet, muitas pessoas exibem o “rosto perfeito”, que costuma vir carregado de filtros e edições. Como muitas pessoas não percebem isso, elas acabam se comparando a esses padrões inalcançáveis. As Bianca’s contam que é comum ocorrer casos onde as pacientes chegam com essas imagens como referência. “É quase que natural da mulher se comparar e sempre querer melhorar algo, e já recebemos referências que não são indicadas para todas as faces, nesses casos nós apenas alinhamos as expectativas da paciente, antes de qualquer procedimento nós realizamos uma avaliação, demonstramos no espelho e até mesmo em edições como seria um projeto de harmonização ideal para ela”.
Já nos casos onde a referência não ficaria tão harmônica na vida real, é explicado para a paciente que aquilo não é o ideal para a face dela. “Demonstramos para ajudá-la a visualizar como seria o resultado final e montamos um projeto ideal para cada queixa dela. No final elas sempre decidem confiar em nosso olhar clínico e amam o resultado”.