< Voltar

Gengivite: sangramento ao escovar os dentes não é normal

Publicada dia 21/11/2022 às 12:48:20

gengivite-sangramento-ao-escovar-os-dentes-nao-e-normal

Giovana Dal Posso


Sangramento na gengiva pode ser considerado normal, mas nunca é. Na maioria dos casos, a causa desse acontecimento é a gengivite. Segundo Vanderson Beligoli, cirurgião dentista, a gengivite é o início de uma inflamação que acomete os tecidos de sustentação dos elementos dentários, identificada pelo sangramento constante ao escovar os dentes e ao passar o fio dental e o mau-hálito.

Suas causas geralmente são a má higiene e o acúmulo de resíduos alimentares são um dos principiais agentes dessa inflamação, e pacientes com doenças sistêmicas também tem pré-disposição a desenvolver essa inflamação. Por conta desses fatores, acontece o acúmulo de placas bacterianas, trazidos até a região bucal por conta do depósito de saliva, alimentos e fluidos.

Segundo o dentista, existe sim tratamento. Ele se dá por meio de uma boa higiene bucal, e ele ressalta que é importante procurar um periodontista para que esse tratamento seja eficiente. Escovar os dentes pelo menos três vezes por dia e a utilização do fio dental após as refeições, combinados com consultas preventivas de seis em seis meses são maneiras de evitar a inflamação. “O paciente deve sempre lembrar que a prevenção é o melhor remédio para sua saúde bucal”, ressalta Vanderson.

Caso não tratada, a gengivite pode evoluir para doença periodontal, chamada de periodontite, que é a inflamação do periodonto, conjunto de tecidos que revestem os dentes. Ela pode levar à perda dos dentes e em casos mais graves pode causar a endocardite bacteriana, quando há contaminação bacteriana, que infecciona as estruturas internas do coração.

É importante mencionar que os sangramentos na gengiva podem ser causados por conta de diversos fatores, como a falta de vitamina K, má alimentação, tabagismo, baixa imunidade e uso de determinados medicamentos.

Por isso, é importante sempre consultar um dentista que pode instruir o paciente para outros profissionais para determinar se o sangramento não pode estar ligado há falta de nutrientes no organismo ou doenças mais graves.