Enfermeiras aplicam técnica humanizada para colocar brinco
Reprodução

Colocar brinco nos bebês recém-nascidos pode parecer uma tarefa simples, mas a enfermeira Nayara Moreno explica que utilizar técnicas humanizadas deixa o bebê mais relaxado e reduz a dor à praticamente zero.
A equipe da empresa de enfermagem AleNeto está aplicando a técnica humanizada, e a procura está sendo grande, tanto em Santa Cruz, quanto em bebes da região.
Nayara explica que ela e a enfermeira Tamires Guerra vão até a casa para fazer o procedimento. “A técnica humanizada consiste em respeitar o tempo do bebê durante o procedimento. Esperamos mamar, escolhemos o momento que o bebê está calmo. Utilizamos técnicas de acupuntura para acalmar a criança, além de um aparelho que emite vibrações e ruído branco (que imita o som do útero) que ajudam para o relaxamento”, diz.
Segundo a enfermeira, o furinho pode ser feito a partir do terceiro dia de vida e que quanto antes fazer é melhor. Os pontos de acupuntura são utilizados para acalmar o bebê, mas para a escolha do ponto do furo elas fogem destes pontos. Além do conhecimento das enfermeiras, a equipe possui uma “caneta” que acende quando encontra um ponto. Elas buscam os pontos neutros para o furo.
“Analisamos a anatomia de cada orelha para escolher o ponto”, afirma. Nayara relatou ainda que, além dos novos furos elas estão sendo muito requisitadas para correção de furo. “São furos que ficaram tortos ou que o buraco rasgou e fazemos a correção”, conta.