Emagrecimento: Pular ou não pular o café da manhã?

Pular ou não o café da manhã - esse é um dos grandes dilemas de quem busca emagrecer. Segundo a nutricionista Amanda Santos, a resposta não é tão simples. “Na nutrição não tem como sair generalizando todas as práticas clínicas, por mais que se tenha um protocolo para orientar como conduzir com o paciente, cada paciente é único e tem a sua rotina, preferências alimentares e restrições alimentar”.
Ela conta que quando se pensa em educação alimentar, o correto seria criar um ‘bom senso’ sobre como orientar a população. “Com isso, quando pensamos em emagrecimento provavelmente esse paciente vem com algum sobrepeso e por isso está buscando emagrecer - logo vem o pensamento de cortar o carboidratos, que a princípio seria isso mesmo, para o emagrecimento é basicamente fazer o déficit calórico, mas só sair cortando calorias não significa que vai ser efetivo já como disse antes cada pessoa tem um histórico diferente e pode ser que ele se sabote, restringindo uma refeição e compensando em outra o que acaba saindo elas por elas”, explica.
Por vezes, as pessoas que pulam essa refeição consideram a bebida do café como algo neutro, e acabam o consumindo apenas ele durante a manhã, com o estômago vazio. Amanda explica que por mais que no Brasil seja enraizado o consumo de café, consumi-lo de barriga vazia pode fazer mal, como por exemplo para pessoas com problemas intestinais. “Alimentos com cafeína no geral, mas para quem não tem esse problema o consumo moderado não faz mal Lembrando que para o café não cortar o jejum tem que sem açúcar e adoçante”, complementa.
Outro costume que muitos dizem ajudar a emagrecer é consumir grandes quantidades de água pela manhã, ainda de estômago vazio, mas a nutricionista logo explica que isso é um mito. “O consumo de água em jejum para emagrecer é um mito, como disse, o que emagrece é déficit calórico. A água tem um grande papel para auxiliar nesse processo, mas só tomar água em jejum não vai gerar esse resultado”, finaliza.