< Voltar

Em 2023, mais de 1600 mamografias foram realizadas em Santa Cruz

Publicada dia 13/10/2023 às 15:07:22

em-2023-mais-de-1600-mamografias-foram-realizadas-em-santa-cruz

Giovana Dal Posso


Até agosto de 2023, o município de Santa Cruz do Rio Pardo havia realizado 1632 mamografias pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em mulheres de faixa etárias dos 15 até acima de 79 anos,Os dados foram disponibilizados pelo DATASUS, e apurados pelo Atual

Entre as pacientes, a grande maioria, cerca de 1.200, não estava categorizada no grupo de risco elevado, ou seja, mulheres com história pessoal ou familiar de câncer ou de ovário em qualquer faixa etária. Boa parte dos exames demorou até 30 dias entre a solicitação da mamografia e a liberação de seu laudo pelo serviço de imagem. Já os resultados dos exames em si levaram, majoritariamente, até dez dias para ficarem prontos. 

Boa parte das mulheres que realizaram um exame de mamografia em 2023, já haviam feito o procedimento anteriormente - do total, 70 apresentaram a presença de nódulo nas mamas. O sistema também informa os achados durante o exame: 1.168 tiveram um resultado negativo e 456, benigno. Em 2022, foram realizados 2.766 de mamografias durante o ano.

Outubro Rosa

Durante o mês de outubro, acontece uma das campanhas de conscientização contra câncer mais conhecidas do país, o Outubro Rosa, onde se busca compartilhar informações sobre o tratamento e a prevenção do câncer de mama, que em grande parte pode ser detectado em fases iniciais;

Em Santa Cruz, será realizado no dia 11 de outubro,  por meio da Secretaria Municipal de Saúde , o evento “Circuito Rosa”, das oito da manhã até o meio dia, que contará com atividades como  o agendamento de exames de Mamografia e Papanicolau, atendimento de saúde com nutricionista e educador físico, aulas de yoga e dança, espaço de beleza com cabeleireiros, massagistas e profissionais de estética, e orientações sobre autoexame das mamas e autocuidado.

DATASUS

Os dados disponíveis são do Sistema de Informações de Câncer (SISCAN), gerido pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Assistência à Saúde, em conjunto com as Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde, sendo processado pelo DATASUS - Departamento de Informática do SUS, da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.