< Voltar

Dieta detox pode ajudar na eliminação de toxinas do corpo

Publicada dia 23/12/2022 às 13:11:51

dieta-detox-pode-ajudar-na-eliminacao-de-toxinas-do-corpo


Uma das melhores partes das festas de final de ano é saborear as deliciosas comidas da época, o que muitas vezes pode levar a um consumo exagerado dos alimentos. Quando isso acontece, uma das opções para reequilibrar o organismo é o consumo dos aumentos detox. Segundo a nutricionista Daiane Pegorer, esses alimentos ajudam a diminuir a sobrecarga inflamatória, a eliminar toxinas, a combater os radicais livres do organismo, a eliminar o excesso de líquido corporal, fazendo desinchar.

Ela também explica que desintoxicação do organismo já acontece diariamente e é feita de forma natural pelo fígado, e por ser muito restrita, essa dieta pode causar a deficiência de proteínas, vitaminas e minerais, levando ao surgimento de sinais e sintomas, como fraqueza, queda de cabelo e insônia. “Por isso, ao decidir fazer uma dieta para emagrecer, é recomendado sempre passar por uma consulta com um nutricionista para avaliar o estado geral de saúde e as necessidades nutricionais, elaborando, assim, um plano alimentar individualizado”, ressalta.

A nutricionista explica que os alimentos encorajados a consumir nessa dieta são alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, como a couve, por ser rica em substâncias anti-inflamatórias que ajudam no funcionamento dos rins; probióticos, como iogurtes naturais e kefir, que melhoram a flora intestinal e o sistema imunológico; sucos cítricos de limão, laranja, maracujá e abacaxi, por serem ricos em antioxidantes; e água, por ajudar a eliminar as toxinas através da urina.

Já os alimentos que devem ser desencorajados, são os doces, o consumo de bebidas alcoólicas, carnes vermelhas (costela, picanha, acém, fraldinha, contrafilé, paleta) e processadas, como salsicha, bacon e linguiça, e frituras, seria fast food e produtos industrializados, como sorvetes ou refrigerantes, que são ricos em açúcar, gordura e aditivos químicos.

“Vale ressaltar que a dieta detox é contraindicada para mulheres grávidas ou em fase de amamentação, assim como para crianças e adolescentes, já que estão em fase de crescimento e desenvolvimento. Da mesma forma, a dieta detox não é indicada para pessoas com histórico de anorexia, bulimia, compulsão alimentar ou com pouco peso. Além disso, na presença de doenças como diabetes, hepatite, câncer ou doenças cardiovasculares, o médico responsável pelo tratamento deve ser sempre consultado antes de iniciar a dieta detox”, explica.

É importante ressaltar que a forma mais segura de se fazer uma dieta detox é por meio da orientação individualizada de um nutricionista, e que apesar de ser rica em alimentos naturais, seu foco não é o emagrecimento e sim a a redução de toxinas do organismo.