Cuidados com cordão umbilical são simples mas ainda geram tabu
Thaís Balielo

Assim que o bebê nasce, é importante que se tenha um cuidado especial com o chamado coto umbilical, uma pequena porção do cordão umbilical que permanece após o parto. O coto umbilical cai entre a primeira e segunda semana após o nascimento, sendo fundamental que, nesse período, os pais cuidem da limpeza dessa região e observe o surgimento de secreções. A enfermeira obstétrica e coordenadora da maternidade Thaís Bette explicou que o cuidado é bem simples, mas ainda gera algumas dúvidas entre pais resistentes.
“Muitos dizem que não vão fazer como recomendamos e vão fazer como era feito antigamente como usar faixas, colocar moeda, fumo, entre outros produtos que não recomendamos. O correto é apenas limpar com álcool 70% em toda troca de fralda e após o banho do bebê. Esse procedimento deverá ser realizado até que a ferida umbilical esteja totalmente cicatrizada”, diz.
Thaís lembrou que antes de iniciar a limpeza do coto umbilical do bebê, é fundamental que as mãos sejam lavadas com água e sabão. Essa prática evita a contaminação da região, que é uma grande porta de entrada para micro-organismos. Para limpar o coto umbilical, é importante utilizar hastes flexíveis. A limpeza deve ser feita com movimentos circulares e suaves, iniciando-se da base e, posteriormente, limpando o restante do coto. É importante usar uma haste umedecida em álcool na base e limpar o restante com outra haste.
Sobre cobrir o umbigo com faixa, gazes ou curativos como era recomendado antigamente, Thaís explicou que é importante não fazer, pois isso abafa e deixa úmido, facilitando a instalação de microrganismos. Outra dica é colocar a fralda abaixo do coto e dobrar para dentro a parte da frente para evitar que a região fique irritada e micro-organismos proliferem-se.
O médico deverá ser consultado se, na região do coto, a mãe observar que o cordão soltar pus amarelo, apresentar mau cheiro ou se a área ao redor da base ficar vermelha e inchada, pois pode ser que esteja infeccionado.