< Voltar

Crianças também podem ter problemas de reumatismo

Publicada dia 30/08/2021 às 10:29:51

criancas-tambem-podem-ter-problemas-de-reumatismo


A maioria das pessoas pensa que as doenças reumatológicas são exclusivas da população adulta. No entanto, existe um número grande de reumatismos que também podem afetar a população infantil. A reumatologista Mayara Mendes falou com o Atual sobre o assunto.

Atual – Quais as doenças reumatológicas que as crianças podem ter? Está associada à alimentação?

Mayara – No Brasil, a febre reumática é a doença reumatológica mais frequente seguida da artrite idiopática juvenil. Outras doenças reumatológicas autoimunes, como o lupus eritematoso sistêmico, a dermatopolimiosite, a esclerodermia, as vasculites, são também causas importantes de visitas ao reumatologista entre as crianças. É importante lembrar ainda das doenças não autoimunes, como a chamada “dor de crescimento”, a fibromialgia, e a síndrome da hipermobilidade.

As causas são as mais diversas: má postura e infecções na garganta além de predisposição genética. Não houve, até o momento, confirmações de que determinados alimentos podem desencadear doenças autoimunes, porém, sabemos que ter hábitos de vida saudáveis previnem doenças.

Atual – Quais os sintomas que aparecem nas crianças? Qual o tratamento?

Mayara – De uma hora para a outra, a criança passa a cair repetidamente, tropeçar ou caminhar com dificuldade deixando de fazer atividades rotineiras, como correr ou jogar bola. Ou, então, começa a sentir algum tipo de dor que pode ser constante e não melhora com analgésicos até mesmo em repouso, incomodando o sono à noite. Isso já pode ser um sinal de algum problema reumatológico.

Dependendo da causa, o tratamento requer o uso de anti-inflamatórios, antibióticos, e medicações para prevenir a progressão da doença, além de fisioterapia e até mesmo psicoterapia. A avaliação do especialista é indispensável. A detecção e tratamento precoce desses problemas possibilitam a prevenção de danos permanentes.

Atual – A síndrome de Kawasaki teve um crescimento entre as crianças e foi associada ao Covid. No Brasil houve casos? O que é essa doença? Qual a relação com Covid?

Mayara – Algumas crianças infectadas com o novo coronavírus desenvolveram o quadro da síndrome de Kawasaki, uma doença inflamatória pouco comum que acomete principalmente crianças entre um e cinco anos de idade. Esse fato foi notado inicialmente no Reino Unido e Nova York, mas em diversos locais do mundo houve o relato, inclusive no Brasil. A doença é uma inflamação (vasculite) dos vasos de médio calibre que podem complicar com acometimento principalmente dos vasos do coração ocasionando aneurisma de coronárias. A etiologia é desconhecia, mas agentes infecciosos parecem ser os fatores desencadeantes, entre esses o covid está fortemente relacionado como um dos agentes etiológicos.

Atual – Você tem pacientes crianças que relatam dores relacionadas ao reumatismo?

Mayara – Sim. É extremamente importante os pais ficarem atentos para sintomas como os relacionados acima, pois, apesar da maioria dessas doenças não ter cura, todas têm tratamento e conseguimos evitar complicações e deformidades. Essa criança conseguirá ter uma vida completamente normal e sem restrições.