Como a “língua presa” pode afetar o desenvolvimento do bebê?

Cássia Peres
A famosa “língua presa”, condição também conhecida como “freio lingual alterado”, é uma anomalia oral congênita, ou seja, derivada da vida intrauterina. A situação ocorre quando tecidos que deveriam desaparecer durante o desenvolvimento do bebê continuam embaixo da língua, como explica a doutora Thaís Maximiano, especialista em ortodontia e odontopediatria.
“A língua é uma das estruturas mais importantes do corpo humano e seus movimentos são fundamentais para as funções orofaciais, por isso, a restrição de sua movimentação pode prejudicar funções primordiais como sucção, ao impedir e dificultar a amamentação, deglutição, mastigação e fala”, pontua. Além disso, de acordo com o Senado Federal, a lei 13.002 de 2014 estabelece a obrigatoriedade da avaliação do “teste da linguinha” para todos os recém-nascidos, exceto prematuros.
A profissional, que atua na clínica We Care, explica que os principais sinais de que o bebê pode ter a “língua presa” são: engasgos frequentes, irritação, estalos e cansaço durante a amamentação, lábios entreabertos quando está em repouso ou durante o sono e dificuldade da mãe ao amamentar. “Muitas mães se frustram e pensam que há algo de errado com elas, sendo que em alguns casos o problema está relacionado ao freio lingual alterado do bebê”, enfatiza Thaís.
Quanto ao diagnóstico, a profissional destaca que deve ser realizado por um profissional da saúde capacitado que irá avaliar a cavidade oral do bebê para detectar se existe alguma alteração nos freios. “Não é possível identificar o problema apenas ‘olhando’, existem manobras e protocolos de avaliação específicos”, sublinha.
Uma vez diagnosticado, de acordo com a especialista, o tratamento deverá ser o mais cedo possível por meio de cirurgia sob anestesia local. Quando não tratado, Thaís enfatiza que a “língua presa” poderá desencadear uma série de problemas, como dificuldades na amamentação, mastigação, problemas na fala, respiração, alteração na forma dos arcos dentários, entre outros.
Serviço
A doutora Thaís Maximiano atua na prevenção, tratamento e promoção da saúde bucal de bebês e crianças na clínica We Care, no endereço Avenida Coronel Clementino Gonçalves, 872, Chácara Peixe. O número que a profissional de saúde disponibiliza para contato é (14) 99847-5262.