< Voltar

Baixas temperaturas aumentam o risco de infarto

Publicada dia 16/09/2022 às 14:20:29

baixas-temperaturas-aumentam-o-risco-de-infarto


Nos últimos dias, com a chegada de uma frente fria, a temperatura caiu drasticamente na cidade e região. Para muitos, o clima frio é bem vindo, aliviando o calor das semanas anteriores. Já para outros, os graus baixos são sinônimo de preocupação.  Isso acontece porque durante essas épocas de frio, há um crescimento nos casos de infarto agudo do miocárdio. As principais vítimas são cardiopatas, ou seja, quem já conta com algum tipo de problema no coração, os idosos, e pessoas que costumam ficar mais expostas ao tempo, como moradores de rua.

Conhecido popularmente como “ataque cardíaco”, o infarto agudo do miocárdio é uma das doenças cardiovasculares mais comuns no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 300 mil pessoas são diagnosticadas todos os anos com a enfermidade. Cerca de 80 mil delas acabam indo a óbito, sendo muitas de maneira súbita. 

O médico Miguel Marcus Raimundo, cardiologista, explica que no frio, para tentar manter a temperatura do corpo, os vasos sanguíneos se contraem, diminuindo seu diâmetro, o que é chamado de vasoconstrição, e o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue. Associado a dietas mais calóricas e pouco consumo de água, práticas comuns no frio, o sangue acaba ficando mais denso.  O uso do cigarro e drogas também pode agravar a condição. Essas situações, mais comuns no inverno, favorecem os eventos cardiovasculares, como o infarto. 

Sendo assim, idosos, hipertensos, diabéticos, obesos, fumantes, sedentários e cardiopatas precisam redobrar os cuidados no inverno. O cardiologista ressalta também que, mesmo com o frio, é importante e necessário manter a prática de exercícios e os hábitos saudáveis.

Segundo ele, a prevenção é a melhor forma de se cuidar. Checagens regulares da pressão e do nível de glicose no sangue, além de realizar o check-up médico no mínimo uma vez ao ano são medidas que podem ajudar a descobrir se o paciente é portador de alguma enfermidade e começar o tratamento o mais rápido possível, não deixando a situação se deteriorar.