< Voltar

Além do envelhecimento: entenda os efeitos do cigarro na pele

Publicada dia 15/09/2023 às 20:07:01

alem-do-envelhecimento-entenda-os-efeitos-do-cigarro-na-pele


Quando se fala no tabagismo, uma das primeiras coisas associadas à prática é o envelhecimento precoce da pele. Mas quais são os outros efeitos que o cigarro acarreta no rosto? Segundo a dermatologista Ana Lúcia Beltrame Gaspar,  o ressecamento, a perda do brilho e da hidratação, a diminuição da qualidade da pele, a palidez e formação de manchas amareladas ou acinzentadas, e poros mais dilatados com cravos mais aparentes são apenas algumas dessas consequências. “Além disso, o cigarro altera a cicatrização da pele, diminuindo sua capacidade de regeneração, e é um fator de risco para alguns tipos de câncer de pele, em especial no rosto, que já é uma área de exposição ao sol”, complementa.

Segundo ela, esses danos ocorrem porque o cigarro contém substâncias tóxicas, entre elas a nicotina, que prejudicam o organismo. “Fumar é um hábito que causa um dano oxidativo ao organismo, com liberação de radicais livres, que são moléculas que reagem com o oxigênio e outros componentes, levando a um envelhecimento precoce, com degradação da elastina e do colágeno”, explica. A proteína é uma das principais responsáveis pela estruturação da pele, e se a partir dos 30 anos, perdemos um por cento do colágeno cutâneo ao ano, com o hábito de fumar, essa perda pode chegar a ser 20% maior. O tabagismo também pode causar mutações no DNA celular, levando a maior incidência de câncer no organismo, inclusive na pele.

A dermatologista também argumenta que, apesar das alterações desencadeadas pelo fumo serem irreversíveis, é possível minimizar os efeitos. “Antes de mais nada, deve-se tentar parar de fumar, ou pelo menos reduzir esse hábito. Devem ser usados produtos na face que aliem ativos antioxidantes e hidratantes, a fim de proteger a pele desse agente agressor. Também vale investir em produtos firmadores e com partículas iluminadoras, como cremes à base de ácido retinóico, ácido hialurônico e vitamina C”. Ela complementa que  também podem ser aplicadas a toxina botulínica e preenchimentos para a atenuar as linhas de expressão. Se o propósito for reduzir manchas, a luz pulsada pode ser uma das indicações, além do uso de lasers e ativos clareadores. “E sempre lembrando que o uso do filtro solar é imprescindível nesses tratamentos”, finaliza.